A Universidade de Lisboa alcança posições de elevado destaque mundial colocando-se no 7.º lugar em Engenharia Naval e Oceânica, 20.º lugar em Engenharia Civil, 39.º lugar em Ciências Veterinárias e 48.º lugar em Oceanografia.
O Global Ranking of Academic Subjects (GRAS) 2025, divulgado pelo ShanghaiRanking Consultancy, posiciona ainda a ULisboa no top 75 em Recursos Hídricos, no top 150 em Estatística, Ecologia, Economia, Ciências Agrárias e Ciências da Atmosfera, e no top 200 em Física, Ciências da Terra, Geografia, Engenharia Elétrica e Eletrónica, Automação e Controlo, Ciência e Tecnologia dos Instrumentos, Ciência e Tecnologia dos Transportes, Deteção Remota, Farmácia e Ciências Farmacêuticas, refletindo a excelência científica e o prestígio internacional da Universidade de Lisboa.
A ULisboa lidera a nível nacional 23 áreas e está presente em 41 das 57 áreas avaliadas, abrangendo Ciências Naturais, Ciências da Vida, Engenharia, Ciências Médicas e Ciências Sociais. Destaca-se ainda por ser a única universidade portuguesa incluída no ranking em Geografia, Automação e Controle, Deteção Remota, Tecnologia Médica, Ciência e Tecnologia dos Transportes, Recursos Hídricos, Estatística e Ciência Política.
O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects, foi criado em 2009 e é internacionalmente reconhecido como um dos mais prestigiados rankings do Ensino Superior. A edição de 2025 publicou a avaliação de cerca de 2 000 universidades de 92 países. O ranking utiliza critérios que incluem a produtividade e qualidade da investigação, prémios académicos e colaboração internacional.