Applied Spatial Economics (1 º Sem 2020/2021)

ECO , ECN , FIN , GES , MNG , MAEG

Objetivos

O objetivo desta unidade curricular é aprender sobre a economia das cidades e regiões usando aplicações da economia espacial no contexto da formulação e avaliação de políticas públicas. Os objetivos são fornecer aos alunos uma compreensão abrangente sobre:

i)Principais fatores que afetam a distribuição geográfica de pessoas e atividades económicas ? bem como os motivos pelos quais as cidades existem e crescem / decrescem?
ii)Padrões e determinantes das disparidades regionais nos padrões de desenvolvimento, e
iii)Principais problemas abordados no contexto de desenho e implementação de políticas públicas urbanas e regionais (por exemplo, congestionamento, habitação, transporte e mobilidade, poluição, etc.).

Os alunos irão aprender a aplicar técnicas de análise de dados espaciais usando o software de código aberto GEODA aplicado a problemas reais e estudos de caso no contexto da economia urbana e regional.