Contabilidade Geral I (2 º Sem 2020/2021)

ECO , FIN , GES , MAEG

Método de Avaliação

Em Época Normal, a nota final irá resultar da ponderação dos seguintes elementos de avaliação:

- 20% para 4 short quizzes realizados na aula teórica;

- 20% para um trabalho de grupo sobre as demonstrações financeiras de uma empresa;

- 15% para a participação nas aulas práticas;

- 45% a 60% para a prova escrita final (conforme o aluno tenha ou não participação favorável).

As primeiras 2 componentes de avaliação ao longo do semestre (ALS) serão obrigatórias, enquanto a participação será facultativa (apenas será ponderada na nota final caso beneficie os alunos).

Short-quizzes:

Serão realizados 6 quizzes de curta duração realizados online nas aulas téoricas das semanas 3, 5, 7, 9, 11 e 13. A matéria a incluir será a lecionada na aula teórica anterior. Destes quizzes, serão escolhidas as 4 melhores notas. A média destas 4 notas será ponderada como 20% da nota final.

Trabalho de grupo:

O trabalho de grupo será realizado numa das aulas práticas da 2a parte do semestre (a agendar previamente com os alunos). No início dessa aula, os alunos serão divididos em grupos no Teams e o desafio será responder a algumas questões sobre as demonstrações financeiras de uma determinada empresa. Os alunos terão 1h30 para concluir e enviar o trabalho. Poderá ser necessário realizar uma discussão posterior do trabalho com cada grupo.

Participação nas aulas práticas:

Para que a participação possa ser validada, a mesma deverá ser realizada com a câmara ligada. A quantidade e a qualidade das intervenções do alunos será valorizada.

Exame final:

O exame irá abarcar a totalidade dos conteúdos abordados ao longo do semestre. O exame será realizado sem consulta. A nota mínima para que seja ponderada a ALS será de 8 valores.

Serão aprovados os alunos cuja nota final seja igual ou superior a 9,5 valores. Alunos com notas superiores a 17 valores poderão ser sujeitos a uma prova oral.

Em Época de Recurso, a nota final resulta da opção mais favorável para o aluno, entre as seguintes:

-        100% para a prova escrita individual final, ou

-        45% para a prova escrita individual final e o restante para a avaliação contínua, caso a mesma seja superior à nota da prova escrita. As componentes de avaliação contínua serão consideradas individualmente e apenas serão ponderadas as componentes que beneficiem a nota final do aluno.

Todos os instrumentos de avaliação terão uma classificação individual, de 0 a 20 valores. Obterão aprovação os alunos que obtenham uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores. Os alunos com nota final superior a 17 valores poderão ter de realizar uma oral para defesa dessa classificação.

As regras de avaliação poderão sofrer ajustamentos ao longo do semestre em função das regras emanadas da Presidência do ISEG, resultantes de alterações à situação pandémica.