Economia do Desenvolvimento (1 º Sem 2019/2020)

ECO , ECN , FIN , GES , MNG , MAEG

Método de Avaliação

Economia do Desenvolvimento

Regras de Avaliação de Conhecimentos no ano lectivo 2014/15

1 . A avaliação de conhecimentos na Unidade Curricular Economia do Desenvolvimento rege-se pelo Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos (RGAC) em vigor no ISEG e pelas regras específicas descritas neste documento.

2 . A avaliação de conhecimentos na unidade curricular Economia do Desenvolvimento contempla o regime de "Avaliação ao Longo do Semestre" (ALS), como modalidade normal e recomendada aos alunos que a frequentam. Esta modalidade garante a dispensa de exame final, desde que cumpridos os requisitos mínimos adiante descritos.

3 . A alternativa à avaliação ao longo do semestre (ALS) é a realização de uma prova escrita final em Época de Recurso, a que todos os alunos inscritos nesta unidade curricular têm acesso.

4 . Obtém aprovação na avaliação de conhecimentos o aluno que obtiver, na escala (0,20), a classificação mínima de 10 valores, obtida conforme as regras descritas.

5 . A aprovação nesta Unidade Curricular exige, como requisitos mínimos, e cumulativamente, na avaliação ao longo do semestre (ALS):

a) a frequência das aulas, sendo de 5 (cinco) o número maximo de faltas de comparência;

b) a elaboração de um trabalho escrito individual e sua discussão com professores da disciplina, de acordo com regras adiante descritas, que conta com a ponderação 50% para o calculo da nota final, com classificação mínima de 10 (dez) valores;

b) exposição individual, na aula, de uma recensão crítica de um texto seleccionado sobre o tema do trabalho escrito individual, avaliada pelo professor nessa aula, que conta com a ponderação 10% para o calculo da nota final;

c) a realização de dois testes individuais, de acordo com regras adiante descritas, cada um deles contando com a ponderação 20% para o cálculo da nota final, sendo exigida a classificação mínima de 7 (sete) valores em cada um deles;

6 . O trabalho individual a realizar ao longo do semestre é feito com base num tema escolhido pelo aluno e aprovado pela equipa docentes, é acompanhado por um docente da UC e deve cobrir, para o tópico escolhido, os seguintes aspectos:

·             caracterização do problema, como tema de desenvolvimento económico;

·             aspectos relevantes de medição (uso de indicadores e utilização de fontes estatísticas);

·             análise das causas (enquadramento teórico do tema);

·             implicações de política (processos e políticas de desenvolvimento direccionados ao problema estudado).

O trabalho deve ter uma dimensão de 7500 palavras (i.e., aproximadamente 15-20 páginas Times New Roman, Font 12, 1.15 espaços). Será discutido por um professor da UC, e daí resultará a nota.

7 . Os 2 (dois) testes escritos são realizados em data e local expressamente anunciados, sendo realizados sem possibilidades de consulta de elementos de estudo (apenas um auxiliar de memória, feito pelo próprio aluno, com a dimensão máxima de 1 página A4). O primeito teste cobre as partes 1 e 2 da matéria, e o segundo teste cobre as partes 3 e 4 da matéria do programa.

8. As fraudes na avaliação de conhecimentos estão reguladas pelo Art. 12º do RGAC, pelo Regulamento Disciplinar dos Estudantes da UTL e pela Lei geral, nomeadamente o Código dos Direitos de Autor e dos Direitos Conexos.