História Económica e Empresarial (2 º Sem 2008/2009)

ECO , FIN , GES , MAEG

A unidade curricular História Económica e Empresarial tem 6 unidades de crédito e faz parte do conjunto das unidades curriculares obrigatórias do 1º ciclo das quatro licenciaturas do ISEG, Economia, Gestão, Finanças e Matemática Aplicada à Economia e Gestão (MAEG). A Secção de História do Departamento de Ciências Sociais assegura a docência desta unidade curricular.No Plano de Estudos do 1.º e 2.º ciclos do ISEG existem outras unidades curriculares propostas por esta Secção. No 1.º ciclo, propõe duas disciplinas optativas: a História Económica de Portugal e a História da União Europeia. Quanto ao 2.º ciclo, dispõe de um Mestrado em Economia Histórica. Ainda no 2.ª ciclo, são também oferecidas unidades curriculares optativas noutros mestrados a funcionar no ISEG, designadamente: História Monetária e Financeira e História do Estado-providência. Finalmente, no 3.º ciclo, a secção de História oferece um Doutoramento em História Económica.

Corpo Docente

AMÉLIA BRANCO (Responsável)

MARIA LEONOR FREIRE COSTA

MARIA MANUELA FERREIRA MARQUES ROCHA

NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

PEDRO JOSÉ MARTO NEVES



Últimos Anúncios

Publicação de Notas

A consultas das provas de HEE (época especial) irá ter lugar no dia 15 de Setembro (3.ºfeira) entras as 15 e as 16 horas no gab. 412 (Miguel Lupi).

Página alternativa

http://www.iseg.utl.pt/index2.php

Breve introdução

No espírito do Processo de Bolonha, esta unidade curricular destina-se a preencher diferentes requisitos essenciais a futuros licenciados pelo ISEG, através do desenvolvimento de competências específicas e genéricas. Do leque destas últimas assumem destaque as seguintes competências instrumentais e interpessoais: a) recolher e tratar informação, b) capacidade de análise e de síntese, c) cultura geral adequada, d) domínio da comunicação oral e escrita; e) capacidade de trabalhar em grupo. O programa e as actividades promovidas na frequência desta unidade curricular visam desenvolver aquelas competências, norteados por dois objectivos fundamentais que se explicitam em seguida. Objectivo 1- Introduzir as variáveis espaço e tempo na explicação dos fenómenos sociais e económicos. Objectivo 2- Desenvolver o espírito crítico e de análise do desempenho das economias e das organizações em diferentes contextos históricos, considerando como determinantes desse desempenho as dimensões política e sócio-cultural das sociedades humanas.