Macroeconomia I (2 º Sem 2009/2010)

ECO , FIN , GES , MAEG

A disciplina de Macroeconomia I é uma disciplina do 2º ano das licenciaturas em Economia, Finanças e Matemática Aplicada à Economia e Gestão, sendo ministrado um conjunto de conhecimentos cujo domínio é fundamental para o futuro licenciado. No desempenho das suas responsabilidades profissionais futuras, o estudante deverá ser capaz de desenvolver um bom raciocínio económico, para o que contribuirá a abordagem dos diversos pontos do nosso programa. A obtenção de aproveitamento a Macroeconomia I não se tem revelado fácil. A experiência recente tem evidenciado vários factores que concorrem para este facto: · assimilação deficiente de matérias anteriormente estudadas. Verifica-se que muitos alunos do 2º ano dominam insuficientemente técnicas matemáticas necessárias para Macroeconomia I, assim como não possuem conhecimentos de teoria económica elementar bem consolidados; · organização do estudo e assiduidade. A matéria estudada na nossa disciplina é extensa e bastante interligada. Assim, é necessário um trabalho continuado, boa assiduidade e boa participação nas aulas. Não se esqueça que não estudar durante uma semana significa adiar esse esforço, e comprometer a compreensão da matéria seguinte. Na semana antes da prova escrita, o tempo irá revelar-se escasso e insuficiente, se não tiver as matérias bem assimiladas.

JORGE MANUEL DE AZEVEDO HENRIQUES DOS SANTOS (Responsável)

ELSA FONTAINHA

VITOR MANUEL MENDES MAGRIÇO

Últimos Anúncios

Publicação de Notas

A consulta das provas efectuar-se-á no dia 15 de Setembro de 2010, das 12h às 13h, na sala 001 F1.

Página alternativa

Breve introdução

A disciplina de Macroeconomia I tem como objectivo o estudo a nível intermédio da Macroeconomia. À medida que avança no estudo desta disciplina, o aluno bem sucedido deverá ver progressivamente aumentada a sua capacidade de compreender as razões de fenómenos como, por exemplo, a inflação e o desemprego, o surgimento e superação das recessões e as flutuações cambiais. Deverá igualmente ser capaz de analisar os objectivos, restrições e dilemas da política económica seguida pelo governo e pelo Banco Central Europeu. Muito embora Macroeconomia I seja uma disciplina predominantemente teórica, é de sublinhar a intenção de utilizar exemplos referentes à economia portuguesa, já que a maior parte dos livros comummente adoptados se baseiam nas economias dos EUA e do Reino Unido. Neste sentido, o estudante deve procurar manter-se informado da actualidade económica nacional e internacional, procurando compreendê-la através da teoria económica que vai aprendendo. Poderá, nomeadamente, ler com proveito as publicações do Banco de Portugal (boletins económicos e relatórios anuais), ou jornais e revistas de informação e análise económicas, como a revista The Economist.