Macroeconomia II (2 º Sem 2018/2019)

ECO , EGERAIS , FIN , GES , MAEG

Método de Avaliação

 

Macroeconomia II

 

Regras de Avaliação de Conhecimentos no ano letivo 2018/19

 

1. A avaliação de conhecimentos na Unidade Curricular Macroeconomia II rege-se pelo Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos (RGAC) em vigor no ISEG e pelas regras específicas descritas neste documento.

 

2. Formas de avaliação de conhecimentos

 

2.1 . A avaliação de conhecimentos na unidade curricular Macroeconomia II contempla o regime de " Avaliação ao Longo do Semestre " ( ALS ), como modalidade normal e recomendada aos alunos que a frequentam. Esta modalidade garante o acesso à Época Normal de exame, desde que cumpridos os requisitos mínimos adiante descritos.

 

2.2. A alternativa à avaliação ao longo do semestre ( ALS ) é a realização de uma prova escrita final em Época de Recurso , a que todos os alunos inscritos nesta unidade curricular têm acesso.

 

3. Avaliação de conhecimentos em Época Normal

 

3.1. A avaliação de conhecimentos em Época Normal é composta por:

 

a) componente de avaliação ao longo do semestre ( ALS ) e

 

b) prova escrita individual de Exame Final ( PEF ),

 

sendo a classificação obtida como média aritmética simples destas duas componentes de avaliação. A nota da componente ALS só será considerada no cálculo da nota final no caso de a mesma servir para melhorar a situação final do aluno, de acordo com o nº 8 do artigo 2º do RGAC.

 

3.2 . Só serão consideradas, para efeitos de avaliação ao longo do semestre ( ALS ), as provas realizadas pelos alunos nas turmas e nos turnos em que se encontram inscritos .

 

3.3. A componente de avaliação ao longo do semestre ( ALS ) é composta por três partes, com as ponderações a seguir indicadas:

 

a ) realização de um teste intercalar (TI), 50%;

 

b) respostas a questão teórica breve e curto ensaio nas aulas teóricas (QT), 25%;

 

c) realização de exercício prático apresentado nas aulas práticas e uma análise de um texto (EP), 25%.

 

3.4. A participação na Época Normal (e, portanto, o acesso à prova escrita final em Época Normal) requer o cumprimento dos seguintes requisitos :

 

a) realização do teste intercalar com uma nota não inferior a 7 valores (TI);

 

b) entrega da resposta a questão teórica e curto ensaio (QT);

 

c) entrega da resposta a exercício prático e análise de texto (EP).

 

Caso não sejam cumpridos estes requisitos , o aluno não tem acesso à prova escrita em Época Normal (admite-se que, se faltar à questão teórica e/ou à questão na aula prática, possa ter acesso ao exame normal se tiver entregue o ensaio e análise de texto e tiver obtido uma média positiva até esse momento de avaliação). Se não cumprir estas regras, apenas poderá efetuar a prova escrita em Época de Recurso.

 

3.5. No exame normal em avaliação contínua é necessário obter a classificação mínima de 7 valores . Se não a obtiver, deverá realizar o Exame Final.

 

3.6. Obtém aprovação na avaliação de conhecimentos em Época Normal o aluno que obtiver, na escala (0,20), a classificação mínima de 9,5 valores, obtida conforme as regras descritas em 3.1 e 3.5 ou, no caso de aluno com estatuto de trabalhador-estudante (TE), as regras descritas em 3.8 .

 

3.7 . Nesta unidade curricular prevê-se a possibilidade de os alunos terem uma bonificação até 1,0 valores (e um total cumulativo máximo de 20 valores) , da classificação obtida na Avaliação ao Longo do Semestre ( ALS ), determinada em 3.3 :

 

a) se apresentarem, no prazo fixado pelo professor das aulas teóricas, uma recensão crítica, segundo um modelo indicado na página web da UC e anexo a este Regulamento ( Anexo A ), de um texto clássico da literatura sobre crescimento económico indicados nas aulas teóricas, o que origina um aumento da nota da Avaliação ao Longo do Semestre ( ALS ), até 0,5 valor ;

 

b) se assistirem a evento académico relevante para a problemática do crescimento económico, validado pelo responsável desta unidade curricular (palestras, seminários, conferências, workshops), realizados no ISEG ou em outra instituição universitária, e apresentarem, no prazo fixado pelo professor das aulas teóricas, uma breve recensão crítica desse evento, segundo um modelo indicado na página web da UC e anexo a este Regulamento ( Anexo B ) . A frequência e entrega dessa recensão origina um aumento da nota da Avaliação ao Longo do Semestre ( ALS ) até 0,5 valor ;

 

3.8. Os alunos com o estatuto oficial de trabalhador-estudante (TE) junto da Secretaria das Licenciaturas, têm regras ligeiramente diferentes. Assim:

 

a) Para terem nota em avaliação ao longo do semestre ( ALS ) e, portanto, terem acesso à realização da prova escrita final em Época Normal, os alunos com o estatuto de trabalhador-estudante são dispensados dos outros requisitos mas terão de ter realizado o teste intercalar ( TI ).

 

b) Neste caso, as ponderações descritas em 3.1 não são aqui aplicadas. A nota final em Época Normal é calculada atribuindo um peso de 25% ao teste intercalar ( TI ), desde que tenha obtido pelo menos 7 valores nesse teste, e um peso de 75% à prova escrita individual de exame final ( PEF ) . No caso de não ter feito este teste intercalar, um aluno TE só poderá apresentar-se à prova final da Época de Recurso.

 

c) No cálculo da classificação, a nota do teste intercalar só contará se melhorar a classificação do aluno,nas condições referidas em b); se tal não for o caso, a nota final será a classificação obtida na prova de exame final.

 

4. Questão Teórica breve (QT) e ensaio curto

 

4.1. Ao longo do semestre existirá uma oportunidade de resposta a uma questão teórica simples, apresentada de surpresa em cada turno teórico.

 

4.2. As classificações atribuídas à questão teórica (QT) será dada em cinco níveis : Excelente (20), Bom (15), Suficiente (10), Insuficiente (5) e Mau (0).

 

4.3. Esta questão incide sobre a matéria leccionada nas quatro últimas aulas teóricas leccionadas nesse turno e na bibliografia obrigatória correspondente. Será apresentada de surpresa , durante uma aula teórica, com um tempo máximo de 10 minutos para resposta.

 

4.4. A questão será original, de resposta individual, aberta, e a resposta será limitada a um espaço estandardizado, sendo permitida a consulta de todos os materiais em suporte de papel . Não é permitida a utilização de qualquer aparelho electrónico.

 

4.5. Os alunos devem ainda elaborar um curto ensaio (3 páginas) sobre um tema proposto na aula teórica, com o prazo de duas semanas a partir da sua definição.

 

4.6. As normas para a realização do ensaio curto e o seu tema e prazo serão indicadas nas aulas teóricas, e será avaliado de 0 a 20.

 

5. Exercício Prático e análise de texto (EP)

 

5.1. Numa aula prática o professor apresentará um exercício prático de surpresa , para ser resolvido, para efeitos de avaliação, no final da aula, num tempo máximo de 20 minutos. Os alunos em avaliação contínua deverão ainda escrever um curto ensaio de análise de um texto, que será discutido na aula prática.

 

5.2. As classificações atribuídas à resolução do exercício prático (EP) serão dadas em cinco níveis : Excelente (20), Bom (15), Suficiente (10), Insuficiente (5) e Mau (0).

 

5.3. O exercício prático cobre a matéria sobre a qual os alunos trabalharam na própria aula e na aula anterior.

 

5.4. As questões são originais, de resposta individual, limitada a um espaço estandardizado, sendo permitida a consulta de todos os materiais em suporte de papel .

 

5.5 A análise de texto seguirá normas, prazos e tema que serão indicados na auto prática e será avaliada de 0 a 20.

 

6. Teste Intercalar (TI )

 

6.1. O teste intercalar, individual, original e sem consulta (embora permitindo usar um formulário com a dimensão de uma página A4, escrito pelo estudante no espaço máximo de uma página) , realiza-se no dia 10 de abril .

 

6.2. A matéria elegível para este teste será anunciada em devido tempo na página da unidade curricular e será igualmente comunicada pelos docentes.

 

6.3. Esta prova tem a duração de até 2 horas e é constituída por questões de resposta aberta.

 

6.4. No teste intercalar apenas é permitida a utilização de calculadoras que façam as operações matemáticas elementares, não sendo permitida a utilização de qualquer outro aparelho electrónico.

 

6.5. O aluno que não obtenha até 7 valores no TI fica excluído da avaliação contínua e pode realizar o exame de recurso.

 

7. Prova Escrita Final ( PEF ) em Época Normal

 

7.1. A prova escrita final em época normal é constituída por questões de resposta aberta . É uma prova individual, original e sem consulta (embora permitindo usar um formulário com a dimensão de uma página A4 , escrito pelo estudante) com a duração de 2:00 horas.

 

7.2. Na prova escrita final em época normal apenas é permitida a utilização de calculadoras que façam as operações matemáticas elementares, não sendo permitida a utilização de qualquer outro aparelho electrónico.

 

8. Avaliação de conhecimentos em Época de Recurso

 

8.1. O acesso a uma prova escrita final a realizar em Época de Recurso constitui a alternativa ao regime de avaliação recomendado ( ALS ).

 

8.2. Todos os alunos inscritos na unidade curricular (UC) têm acesso a esta época de avaliação. Assim, à prova escrita final em Época de Recurso podem comparecer os alunos que não tenham obtido aprovação em Época Normal, por alguma das seguintes razões:

 

(i) por terem faltado à prova da Época Normal, ainda que com o cumprimento dos requisitos mínimos da ALS ;

 

(ii) por não terem cumprido os requisitos mínimos da ALS ;

 

(iii) por terem cumprido os requisitos mínimos da ALS mas não terem atingido uma nota mínima de 7 valores na prova escrita da época normal;

 

(iv) por não terem atingido uma nota final em época normal igual ou superior a 9,5 valores.

 

8.3. A avaliação da época de recurso consiste numa prova escrita final, individual, original e sem consulta (embora permitindo usar o formulário com a dimensão de uma página A4 , escrito pelo aluno).

 

8.4. A prova escrita final em época de recurso tem uma duração até 2h 30m e é constituída por questões de resposta aberta.

 

8.5. Na prova escrita final em época de recurso apenas é permitida a utilização de calculadoras que façam as operações matemáticas elementares, não sendo permitida a utilização de qualquer outro aparelho electrónico.

 

8.6. À Época de Recurso poderão apresentar-se também os alunos que, tendo obtido aproveitamento na unidade curricular numa das três épocas anteriores, desejem efetuar Melhoria de Nota tendo, para isso, de fazer uma inscrição específica na Secretaria.

 

9. Fraudes

 

As fraudes na avaliação de conhecimentos estão reguladas pelo Artº. 12º do RGAC.