Microeconomia I (1 º Sem 2010/2011)

ECO , FIN , GES , MAEG

MARIA ROSA VIDIGAL TAVARES DA CRUZ QUARTIN BORGES (Responsável)

CARLOS FARINHA RODRIGUES

HENRIQUE MANUEL MAIA SERPA DE VASCONCELOS

JACINTO CORREIA BRAGA

MARIA ISABEL DE DEUS MENDES

Últimos Anúncios

Publicação de Notas

Os alunos poderão consultar os exames de Microeconomia I, sexta-feira, dia 16 de Setembro, das 12:00 às 13:00, na sala F1 -001

Breve introdução

A disciplina de Microeconomia I visa estudar a forma como agentes racionais actuando individualmente maximizam a sua satisfação afectando recursos escassos à satisfação das suas necessidades deduzindo na sua sequência as condições de equilíbrio nos mercados. Para tal, é necessário, em primeiro lugar, caracterizar o comportamento de cada tipo de agentes económicos - consumidores e produtores - e, a seguir, estudar a forma como interagem no mercado dos bens e serviços. Nesta disciplina, analisaremos os mercados de concorrência perfeita, de monopólio e de concorrência monopolística deixando para Microeconomia II a abordagem do oligopólio bem como o estudo de algumas condições que dificultam o equilíbrio dos mercados. Assim, existe uma sequência lógica entre estas duas disciplinas uma vez que o objecto e o método do estudo são idênticos variando apenas o enquadramento em que os agentes actuam. Um último ponto do programa é dedicado à explicação do modelo de equilíbrio geral e das condições de maximização do bem-estar social. As preocupações centrais da disciplina são instrumentais e normativas, no sentido em que se pretende habilitar os alunos a pensar como economistas, dentro de um quadro de referência à luz do qual podem ser apreciadas as decisões dos agentes económicos e os seus impactos sobre a eficiência e o bem-estar.