Google

ISEG O ISEG   História

História

Ao longo da sua existência, o ISEG procurou sempre, através da criação de novos cursos e da constante actualização dos planos de estudo e dos métodos de ensino e aprendizagem manter uma posição de liderança entre as escolas universitárias de economia e gestão de Portugal.
Procurou também, através das unidades de investigação a ele ligadas, desempenhar um papel dinâmico na produção de conhecimento no seu domínio científico e na aplicação desse conhecimento à sociedade portuguesa.
Manteve igualmente uma actividade regular de prestação de outros serviços de alta qualidade aos agentes económicos da sociedade em que está inserido, desenvolvendo ainda um importante esforço de intercâmbio científico e cultural internacional.

Cronologia

1759

A origem do Instituto Superior de Economia e Gestão remonta à Aula do Comércio, fundada neste ano.

1844

A Aula do Comércio é anexada ao Liceu de Lisboa para formar a  Escola de Comércio.

1869

A Escola de Comércio é integrada no Instituto Industrial de Lisboa, que passou a chamar-se  Instituto Industrial e Comercial de Lisboa.

1884

Criação do  Curso Superior de Comércio pelo Instituto Industrial e Comercial de Lisboa.

1911

O Instituto Industrial e Comercial de Lisboa deu origem ao Instituto Superior Técnico e ao  Instituto Superior do Comércio.

1930

O Instituto Superior de Comércio e mais três escolas técnicas superiores (a actual Faculdade de Medicina Veterinária, o Instituto Superior de Agronomia e o Instituto Superior Técnico) formaram a  Universidade Técnica de Lisboa, à qual se juntariam mais tarde os actuais Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Faculdade de Motricidade Humana e Faculdade de Arquitectura.  Nessa altura a designação do Instituto Superior de Comércio foi alterada para Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras.

A designação foi alterada para  Instituto Superior de Economia.

1990

A escola adoptou a actual designação de  Instituto Superior de Economia e Gestão - ISEG.

2013

Nascimento da   ULISBOA - Universidade de Lisboa, sucessora das anteriores Universidade Técnica de Lisboa e Universidade de Lisboa resultando do processo de fusão entre as duas instituições.

Actualmente

O ISEG hoje dispõe de 7 licenciaturas (uma delas em parceria com a Faculdade de Motricidade Humana), mais de 20 mestrados, vários doutoramentos e o MBA ISEG. Os nossos cursos são devidamente reconhecidos e acreditados de acordo com os requisitos para o Ensino Superior a nível Internacional. Dispomos ainda de unidades de investigação acreditadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e por ela avaliadas com elevadas classificações.