CMX   FAQ'S

FAQ'S

ESTÁGIOS

1. Sou aluno de licenciatura/mestrado/doutoramento do ISEG. Posso realizar um Estágio Curricular?|

Sim. Todos os alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento do ISEG podem realizar Estágios Curriculares.

2. Concluí a minha licenciatura/mestrado/doutoramento recentemente. Fui selecionado para realizar um estágio curricular. A empresa exige que seja assinado um Protocolo de Estágio Curricular tripartido. O ISEG assina este Protocolo de Estágio?

Não. Os estágios curriculares destinam-se a alunos de licenciatura/mestrado/doutoramento que ainda não tenham concluído o seu ciclo de estudos.

3. Acabei a minha licenciatura/mestrado/doutoramento recentemente. Foi selecionado para realizar um estágio profissional de curta duração. A empresa exige que seja assinado um Protocolo de Estágio tripartido. O ISEG assina este Protocolo de Estágio?

Sim, apesar de não ser obrigatório. O ISEG assina protocolos de estágios profissionais até ao limite máximo de 2 anos após a conclusão do ciclo de estudos no ISEG.

4. Sou aluno de Pós-Graduação. Posso realizar um estágio curricular através do IDEFE?

Não. Os estágios curriculares destinam-se única e exclusivamente a alunos de licenciatura, mestrado ou, eventualmente, de doutoramento. Ou seja, os alunos tem de estar a frequentar um ciclo de estudos que vise obter um grau académico.

ESTÁGIOS COMO TRABALHO FINAL DE MESTRADO (TFM)
    (Não dispensa a consulta do Regulamento de Mestrados do ISEG)

Alguns Mestrados do ISEG permitem que o aluno conclua o seu mestrado através da realização  de um Relatório de Estágio como TFM, através da realização de um estágio curricular de natureza profissional .

1. Quem é que arranja a empresa/instituição para a realização de um estágio TFM?

É da responsabilidade do aluno e da Coordenação do Mestrado encontrar uma organização onde possa realizar o estágio.
    O Career Office pode fornecer ao aluno, por solicitação do mesmo através do email careers@iseg.ulisboa.pt , contatos de empresas/instituições que já´disponibilizaram estágios para TFM ou que poderão vir a disponibilizar. É da inteira responsabilidade do aluno efetuar esses contatos.

2. Qual é a duração mínima de um estágio TFM?

Um estágio TFM tem que ter uma duração mínima de 400 horas.

3. Quais são os requisitos e procedimentos para realizar um estágio TFM e como se formaliza?

Fazer download no AQUILA ou solicitar na Secretaria de Mestrados e Doutoramento o Requerimento de Estágio TFM;

Preencher o requerimento e anexar o Plano de Estágio elaborado em conjunto pela Empresa e Aluno, que terá de ser obrigatoriamente aprovado pela Comissão Científica e Pedagógica do respetivo mestrado;

Enviar por e-mail ( smd@iseg.ulisboa.pt) ou entregar o requerimento, acompanhado do Plano de Estágio, na Secretaria dos Mestrados e Doutoramentos do ISEG;

A Secretaria dos Mestrados e Doutoramentos envia o requerimento e o plano de estágio para a Comissão Científica e Pedagógica do respetivo mestrado, para que esta valide o plano de estágio apresentado.

Após validação a Secretaria dos Mestrados e Doutoramentos envia uma cópia do requerimento e plano de estágio para o Career Office, para que seja preenchido o Protocolo de Estágio.

O Career Office entra em contato com a empresa/instituição e envia a minuta do Protocolo de Estágio para que a mesma preencha os seus dados e os dados do estágio;

Após a devolução da minuta do Protocolo de Estágio devidamente preenchida pela empresa, o Career Office contata a Seguradora para ativar o Seguro Escolar de Acidentes Pessoais;

O Career Office procede à emissão de 3 exemplares do Protocolo de Estágio, os quais serão assinados pelo ISEG, empresa e aluno, ficando um exemplar para cada outorgante;

O Career Office insere o Protocolo de Estágio no sistema informático do ISEG e envia o original (em papel) para a Secretaria dos Mestrado e Doutoramentos do ISEG.

ANÚNCIOS

ACESSO AOS ANÚNCIOS PUBLICADOS NA PLATAFORMA DE CARREIRA ISEG powered by JOBTEASER

Antes de aceder à plataforma de carreira do ISEG deverá, primeiro, verificar se o seu acesso ao webmail Office365 está a funcionar. Utilize as credenciais de acesso ao AQUILA fornecidas pelos Serviços Académicos ( seclic@iseg.ulisboa.pt ou smd@iseg.ulisboa.pt ou secretaria@idefe.pt). Existe acesso direto ao Webmail na página principal do site do ISEG.

Se estiver a funcionar deverá registar-se com o seu endereço de e-mail do ISEG ( xxxxxxx@aln.iseg.ulisboa.pt), criar uma password e preencher os campos apresentados. Após registo deverá verificar se recebeu o e-mail de confirmação, validar o acesso e está pronto para utilizar a nova plataforma!

Se não tiver acesso por credenciais inválidas deverá solicitar nova password aos Serviços Académicos e repetir o processo de início.

MUITO IMPORTANTE:
    Não deve registar-se sem que o seu e-mail ISEG esteja ativo. A plataforma envia automaticamente um e-mail para confirmação de registo e, se não utilizar o e-mail ISEG, não recebe a mensagem, não fica registado e não acede à plataforma.