Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

CMX   FAQ'S

FAQ'S

     
    ESTÁGIOS

    1.     Sou aluno de licenciatura / mestrado do ISEG. Posso realizar um Estágio Curricular?|

    Sim. Todos os alunos de licenciatura ou mestrado do ISEG podem realizar Estágios Curriculares. 
     

    2. Concluí a minha licenciatura/mestrado recentemente. Fui selecionado para realizar um estágio curricular. A empresa exige que seja assinado um Protocolo de Estágio Curricular Tripartido. O ISEG assina este Protocolo de Estágio?

    Não. Os estágios curriculares destinam-se a alunos de licenciatura/mestrado que ainda não tenham concluído o seu ciclo de estudos.
     

    3. Acabei a minha licenciatura/mestrado recentemente. Foi selecionado para realizar um estágio profissional de curta duração. A empresa exige que seja assinado um Protocolo de Estágio Tripartido. O ISEG assina este Protocolo de Estágio?

    Sim. O ISEG assina protocolos de estágios profissionais até ao limite máximo de 2 anos após a conclusão do ciclo de estudos no ISEG. 
     

    4. Sou aluno de Pós-Graduação. Posso realizar um estágio curricular através do IDEFE?

    Não. Os estágios curriculares destinam-se única e exclusivamente a alunos de licenciatura, mestrado ou, eventualmente, de doutoramento. Ou seja, os alunos tem de estar a frequentar um ciclo de estudos que vise obter um grau académico.

     

    ESTÁGIOS COMO TRABALHO FINAL DE MESTRADO (TFM)

    Alguns Mestrados do ISEG permitem que o aluno conclua o seu trabalho final de mestrado através da realização  de um estágio curricular de natureza profissional (TFM).
     

    1. Quem é que arranja a empresa/instituição para a realização de um estágio TFM?

    É da responsabilidade do aluno e da Coordenação do Mestrado encontrar uma organização onde possa realizar o estágio.
    O Career Management Office, pode fornecer ao aluno, por solicitação do mesmo através do email careermanagement@iseg.ulisboa.pt , contatos de empresas/instituições que ja´disponibilizaram estágios como TFM ou que poderão vir a disponibilizar. É da inteira responsabilidade do aluno efetuar esses contatos.

    2. Qual é a duração mínima de um estágio TFM?

    Um estágio TFM tem que ter uma duração mínima de 400 horas.
     

    3. Quais são os requisitos e procedimentos para realizar um estágio TFM e como se formaliza?

     
    - Solicitar na Secretaria de Mestrados e Doutoramento o Requerimento de Estágio TFM;
    - Preencher o requerimento e anexar um Plano de Estágio (o qual terá de ser obrigatoriamente aprovado pela Comissão Cientifico-Pedagógica do respetivo Mestrado);
    - Entregar o requerimento, acompanhado pelo Plano de Estágio, na Secretaria dos Mestrados e Doutoramentos do ISEG;
    - A Secretaria dos Mestrados e Doutoramentos envia o requerimento e o Plano de Estágio para a Comissão Cientifico-Pedagógica do respetivo mestrado, para que esta valide o Plano de Estágio apresentado.
    - Com a validação do Plano de Estágio, a Secretaria dos Mestrados e Doutoramentos envia uma cópia do requerimento e plano de estágio para o Career Management Office (CMO), para que este realize o Protocolo de Estágio.
    - O CMO entra em contato com a empresa/instituição e envia a Minuta do Protocolo de Estágio para que a mesma o preencha;
    - Após a devolução da minuta do Protocolo de Estágio devidamente preenchida pela empresa, o CMO contata a Seguradora para ativar o Seguro Escolar de Acidentes Pessoais;
    - O CMO procede à emissão de 3 exemplares do Protocolo de Estágio, os quais serão assinados pelo ISEG, empresa e aluno, ficando um exemplar para cada outorgante;
    - O CMO insere o Protocolo de Estágio no sistema informático do ISEG e envia o original (em papel) para a Secretaria dos Mestrado e Doutoramentos do ISEG.