Planeamento e Desenvolvimento de Carreira

Quando o teu curso terminar, a vida após ISEG seguirá o seu rumo. Portanto, é tempo de começar a fazer planos sobre o que queres fazer depois de deixares de ser estudante.

Há muitas formas de abordar a gestão de carreiras, por isso descobre a que funciona melhor para ti.

Pensa nas tuas prioridades, descobre as tuas alternativas e prepara-te para os próximos passos.

Seguem-se alguns pontos de reflexão que te ajudarão no processo.

• Quem és e no que te queres tornar?
  • O que procuras a curto e médio prazo?
  • Descobre a forma como funciona o mercado de trabalho.
  • Conhece-te e avalia-te: o autoconhecimento aumenta as probabilidades de te sentires realizado ao longo do teu percurso profissional.
  • Conhece as tuas prioridades de vida e carreira para que possas fazer escolhas adequadas e informadas.

O que envolve o autoconhecimento?

• Identificar os teus interesses, o que realmente gostas de fazer.
  • Refletir sobre as tuas competências, pontos fortes e fracos, valores e características de personalidade.
  • Pedir feedback a pessoas que te conhecem bem e listar as competências que já utilizaste e desenvolveste durante os teus estudos, estágios/empregos, hobbies, atividades extracurriculares, etc. Posteriormente, identificar quais são os teus pontos fortes e os que precisas de desenvolver para concretizares os teus planos.
  • Pensar em ocasiões em que o tempo passou tão depressa, que nem te apercebeste! Nessas situações, provavelmente estavas a usar um ou mais dos teus pontos fortes. Os pontos fortes, em termos de competências, são aqueles que normalmente te fazem sentir energizado.

Acreditamos que estas reflexões te vão ajudar a tomar decisões agora e no futuro.

As atividades abaixo podem ajudar-te a identificar competências, pontos fortes, valores e características de personalidade.

• Marca uma sessão para discutir a tua autoavaliação com um Consultor de Carreira. Podemos ajudar-te a desenvolver o teu self-concept, pensando nas tuas competências, características, valores, motivações e compreender como estas se podem relacionar com possíveis escolhas de carreira.
  • Consulta as ferramentas online que desenvolvemos para ti.
  • Consulta o nosso Career Guide (disponível no Career Hub, no separador ISEG Resources / Guidance).
  • Participa nos nossos eventos. Eles poderão ajudar-te a conhecer melhor o mercado de trabalho e compreender de que forma poderás iniciar a tua carreira. Consulta o nosso Career Hub para ver os eventos que se aproximam.