Estatística (2 º Sem 2019/2020)

ECO , ECN , FIN , GES , MNG , MAEG

Março de 2020

Publicar Publicado em 20-03-2020

Na secção designada "Plano Semanal - aulas à distância" podem encontrar:

• Os conteúdos que devem estudar para cada semana e os exercícios propostos
  • A organização dos encontros via Microsoft Teams da semana

O plano da próxima semana já está disponível.

Votos de bom trabalho!

Publicar Publicado em 16-03-2020

• Os conteúdos que devem estudar para essa semana e os exercícios propostos
  • A organização dos encontros via Microsoft Teams da semana

O plano da semana que se inicia amanhã já está disponível.

O que está planeado ser discutido na segunda-feira consiste nos conteúdos que já vos tinha pedido para estudarem na semana passada: Suficiência, Verosimilhança e Informação.

Quem ainda não o fez deve ler o anúncio anterior, sobre o Funcionamento das aulas à distância.

Publicar Publicado em 14-03-2020

Funcionamento das aulas à distância

Caros alunos,

Espero que estejam todos bem de saúde e dedicados ao estudo.

Como sabem, as aulas presenciais permanecerão suspensas até dia 9 de abril. Até lá, as aulas funcionarão à distância a partir de segunda-feira.

Estamos a entrar num modelo novo e a experiência e o vosso feedback são importantes. Peço-vos que estejam regularmente atentos ao email e aos anúncios na página da Unidade Curricular (UC).

Em Estatística usaremos uma abordagem de aula invertida (flipped classroom), assim designada precisamente porque inverte a lógica de organização da sala de aula. A ideia é o aluno estudar os conteúdos em casa, usando o material fornecido, servindo a interacção professor-aluno para esclarecer dúvidas ou aprofundar tópicos específicos. Esta abordagem permite por exemplo analisar em mais profundidade e fornecer outras perspectivas sobre os conteúdos a cobrir, uma vez que os alunos têm contacto com a matéria antes da aula. Do meu lado, entendo que isto é uma oportunidade de explorar técnicas novas e conto com a vossa colaboração.

As regras que se seguem irão entrar em vigor a título experimental e, depois de decorrido algum tempo, poderão ser revistas. Assim, o modo de funcionamento das aulas de Estatística será o seguinte:

• Vamos usar o Microsoft Teams como ferramenta de trabalho, de partilha de conteúdos, de comunicação e dúvidas, video-chamada, etc. Peço-vos que o instalem e que se familiarizem com a ferramenta.
  • Todas as semanas divulgarei um calendário dos tópicos a abordar na semana, definindo as partes do livro que devem ser estudadas e os correspondentes slides das aulas. Também sugerirei exercícios sobre os conteúdos da semana, que devem ser resolvidos.
    • Na secção "Plano Semanal - aulas à distância" podem encontrar os conteúdos que devem estudar para essa semana e os exercícios propostos e a organização dos encontros via Microsoft Teams da semana.
  • Sempre que possível, disponibilizarei pequenos vídeos de explicação dos conteúdos.
  • Será criado no Microsoft Teams um fórum de discussão de dúvidas no qual tentarei dar resposta às questões colocadas. Como mencionado, consoante o andamento desta experiência, veremos se esta abordagem é comportável.
  • Dentro do horário previsto para as aulas teóricas estabeleceremos encontros online através do Microsoft Teams.
  • No espírito de aula invertida, os encontros online serão espaços de esclarecimento de dúvidas e discussão acerca dos conteúdos lecionados e pressupõem que os alunos tenham feito previamente o estudo em casa e resolvido os exercícios sugeridos. Todos os alunos são convidados a juntar-se nestes encontros, como nas aulas. Para que os encontros decorram da melhor forma possível, serão estabelecidas algumas regras:
    • Eu tornarei ativa a sessão no Microsoft Teams à hora do início da aula.
    • Todos os alunos que estejam ligados online devem ter o microfone desligado.
    • Se quiserem intervir, devem pedir a palavra por escrito ou colocar a dúvida por escrito.

Queria também relembrar, que devido à situação excepcional por que estamos a passar, os Testes Intermédios foram todos cancelados. Assim, a avaliação consistirá num exame escrito final, a realizar nas datas estabelecidas para os Exames finais. Manter-se-à a regra de que, quando a classificação obtida no Exame final for superior a 17 valores, o aluno será solicitado a realizar uma prova oral complementar. A não realização desta prova implica a nota final de 17 valores, nota mínima dos alunos que a ela se sujeitem.

Mais uma vez, agradeço o vosso forte empenho e compromisso nesta acção concertada.

Volto a lembrar que é muito importante que todos nós sejamos responsáveis por comportamentos de prevenção, contenção e solidariedade.

Votos de continuação de excelente trabalho (a partir de casa!).

Alexandra Moura

Canal: Estatística - Autor: ALEXANDRA BUGALHO DE MOURA - Modificado em 15-03-2020 -

Publicar Publicado em 15-03-2020

• Os conteúdos que devem estudar para essa semana e os exercícios propostos
  • A organização dos encontros via Microsoft Teams da semana

O plano da semana que se inicia amanhã já está disponível.

Canal: Estatística - Autor: ALEXANDRA BUGALHO DE MOURA - Modificado em 16-03-2020 -

Publicar Publicado em 02-03-2020

Exercícios para a próxima aula prática (quarta-feira)

Exercícios 7, 9, 13, 14 do capítulo 1.