Economia e Finanças Comportamentais (EFC)
Área
AC Economia > UC Optativas
Activa nos planos curriculares
Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Economia e Finanças Comportamentais
Management > Management > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Economia e Finanças Comportamentais
Gestão > Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Economia e Finanças Comportamentais
Finanças > Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Economia e Finanças Comportamentais
Economics > Economics > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Economia e Finanças Comportamentais
Economia > Economia > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Economia e Finanças Comportamentais
Nível
1º Ciclo (L)
Tipo
Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 3.0 h/semana
Créditos ECTS: 4.0
Objectivos
O objetivo desta unidade curricular é introduzir os alunos à nova disciplina de economia e finanças comportamentais. Os alunos terão contacto com as principais implicações da psicologia para os processos de tomada de decisão em economia e finanças e nos mercados financeiros.
Esta unidade curricular visa incentivar os alunos a refletir sobre os pressupostos e raciocínios próprios da economia neoclássica, apresentando abordagens alternativas para algumas das principais questões da Economia e Finanças e para novas maneiras de pensar em economia e finanças.
As aulas serão lecionadas com forte interação com os alunos. Depois de uma apresentação preliminar de cada tópico, os estudantes são convidados a participar em jogos e experiências, os quais potenciam a apreensão da matéria num ambiente aplicado.
Programa
1.Introdução à Economia e Finanças Comportamentais
2.Economia Neoclássica versus Economia e Finanças Comportamentais
3.Heurística, Desvios comportamentais e Emoções
4.Enquadramento e Contabilidade Mental
5.Teoria da utilidade esperada e Teoria dos Prospectos
6.Mercados ineficientes
7.Irracionalidade no mercado financeiro
8.Preferências intertemporais
9.Preferências Sociais e preferências morais
10.Normas sociais
11.Incentivos e motivação
12.?Nudge?: A economia comportamental em acção
Metodologia de avaliação
Época Normal = Avaliação ao longo do semestre (ALS)
Trabalho grupo (apresentação na aula) - 20%
2 Testes de escolha múltipla (online, 10% cada) - 20%
Trabalhos de laboratório (lab reports) - 20%
Exame de Época Normal (presencial) - 40%
Época de Recurso
Exame de Recurso (sobre toda a matéria) - 100%
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.