Trabalho Final de Mestrado
Ano Lectivo: | 2018/2019 |
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Aluno: | ANA CÁTIA ANTÓNIO MATIAS (45686) |
Mestrado: | Gestão de Sistemas de Informação |
Tipo: | Dissertação |
Título do Trabalho Final de Mestrado: | Design Science: Gamificação para a Sustentabilidade Ambiental |
Sub Título: | |
Comentário: | O principal objetivo desta dissertação será analisar e desenhar um jogo que promova e motive ações mais sustentáveis por parte dos jogadores |
Instituição: | - |
Homologação: | Dia 22/11/2019 às 17:08 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO |
Resumo
É imperativo alterar a forma como consumimos e como tratamos os resíduos que advêm desse mesmo consumo, e as crianças são o mais potente motor desta mudança. Assim, é importante conhecermos esta geração e adaptar a forma como nos dirigimos à mesma.
A geração Alfa nasceu, e está a crescer, rodeada de tecnologia e é muito facilmente motivada por todas as características da mesma. Como tal, importa incluir ferramentas de ensino que entusiasmem e cativem esta geração. A gamificação é uma técnica que pode ser um complemento muito poderoso ao ensino, permitindo aos educadores motivar, mais facilmente, os seus alunos.
Através da Design Science Research, foi desenhado um artefacto com o objetivo de educar crianças para a sustentabilidade ambiental e para as questões ambientais mais pertinentes. Este artefacto consiste num sistema gamificado, que poderá ser aplicado em contexto escolar.
O artefacto foi validado através de seis entrevistas ao público-alvo e a especialistas. Essas entrevistas tiveram como objetivo compreender a adequação das técnicas utilizadas ao público-alvo e, se estas poderão solucionar o problema identificado.
Através destas, foi possível perceber que a gamificação pode ser um motivador eficaz para as crianças. Dado que a solução desenhada lhes permite aplicarem os conhecimentos adquiridos quase imediatamente, os jogadores/alunos estão a consolidar os conceitos adquiridos de uma forma muito interativa e intuitiva. A utilização de jogos no ensino mostrou ser uma mais valia não só para os alunos como também para os professores, através da análise da informação recolhida pelo sistema. (Português)
It is imperative to change the way we consume and dispose of the waste that comes from it, and children are the most powerful engine for this change. Thus, it is important to know this generation and adapt the way we address them.
The Alpha generation was born, and is developing, surrounded by technology and is very easily motivated by its characteristics. As such, it is important to include tools that excite and captivate this generation. Gamification is a technique that can be a very powerful complement to teaching, allowing educators to more easily motivate their students.
Through Design Science Research, an artifact was designed with the purpose of educating children on environmental sustainability and some of the most relevant environmental issues. This artifact is a gamified system, that can be applied in a school context.
The artifact was validated through six interviews with the target audience and specialists. Those interviews aimed to understand the adequacy of the techniques used to the target audience and, if those could be a solution for the identified problem.
Through these it was possible to realize that gamification can be an effective motivator for children. Given the fact that the designed solution allows them to apply their acquired knowledge almost immediately, players/students are consolidating the acquired concepts in a very interactive and intuitive way. The use of games in teaching was proven to be an asset not only for students but also for teachers, through the analysis of the data collected by the system. (Inglês)
Palavras-chave
Design Science, Gamificação, Geração Alfa, Sustentabilidade Ambiental (Português)
Alpha Generation, Design Science, Environmental Sustainability, Gamification (Inglês)
Resumo Alargado
O Resumo Alargado ainda não foi submetido.
Data da Prova Pública
Data da Prova Pública: | 18-12-2019 14:00 |
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