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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: MIGUEL DE MEDEIROS PESTANA (47831)
Mestrado: Marketing
Tipo: Projecto
Título do Trabalho Final de Mestrado: PLANO DE MARKETING PARA A CATEGORIA DE MOCHILAS DO RETALHISTA MUNIQUE
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 16/11/2019 às 18:19 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O presente estudo tem como objetivo o desenvolvimento de um Plano de Marketing para a categoria de mochilas do Retalhista Munique. Esta é uma empresa orientada para o mercado da eletrónica, sendo que em 2019 o seu CEO lançou o desafio de expandir o seu negócio para todas as categorias de produto que não alimentares. Face a um mercado de comércio eletrónico em crescimento, com empresas como a Amazon e Ebay a invadir o mercado português, torna-se difícil concorrer neste canal. Assim, e tendo em conta a grande vantagem competitiva do Retalhista Munique no que concerne à sua presença física no mercado, o foco do trabalho passará por reforçar a sua posição neste canal. Detetado o maior crescimento do mercado em comparação com o do Retalhista Munique, passou-se à análise situacional do negócio. Envergou-se por uma metodologia exploratória de pesquisa mista, recorrendo-se a dados quantitativos e qualitativos. Para além do feedback dos gestores da unidade da negócio, foi realizado um questionário e uma entrevista aos consumidores. No decorrer da Action Research, constatou-se que as atuais medidas de gestão não eram coerentes com a visão e objetivos empresarias definidos. Tanto a nível do produto, pois o Retalhista não disponibiliza a diversidade de mochilas procurada pelo mercado, como a nível de promoção, que não estando a atingir todos os segmentos identificados, acaba por nunca assumir-se como o retalhista ?top of mind? dos consumidores. Por conseguinte, passou-se à formulação de estratégias e táticas que contrariassem esta desarmonia e que promovessem ainda mais crescimento.
(Português)

This study aims to develop a Marketing Plan for the backpacks category of Retalhista Munique, wich is a company highly focused in the eletronics market. However, in 2019 its CEO launched the challenge of selling every product but food. Facing the growth of e-commerce, with the entrance in the Portuguese market of players like Amazon and Ebay, it gets hard to compete in this channel. So that, and having in to account the strongest competitive advantage of Retalhista Muniqu, the focus of this work is to reinforce its position in here. Once detected an opportunity in the backpacks category, with the outside market growing more that Retalhista Munique, a situational business analysis started.
The methodological approach followed was a mix of quantitative and qualitative data. Besides the feedback of the business unit managers, an online interview and questionnaire were done to the backpack consumers. During the Action Researh,
An insufficiency of the company?s management decisions facing its vision and goals was detected. As in terms of product, once the company?s portfolio isn?t diverse enough to face its demand, as in terms of communication, not being efficient enough on reaching every segment identified in the study. Thus, it ends up no being a top mind seller of backpacks. Thereby, a mix of strategies and tactics was built in order to counteract this gap and encourage even more growth.
(Inglês)

Palavras-chave

Plano de marketing, Marketing no Retalho, Gestão de Categorias, Consumidores de Mochilas, Otimização do portefólio de produtos. (Português)

Marketing Plan, Retail Marketing, Category Management, Backpack consumers, Optimization of products portfolio. (Inglês)

Resumo Alargado

RESUMOAL_TFM_MiguelPestana_MKT.pdf (80KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 10-12-2019 15:00
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