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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: DIOGO MANUEL PINTÃO FERREIRA (49914)
Mestrado: Ciências Empresariais
Tipo: Projeto
Título do Trabalho Final de Mestrado: Aumento da pressão sobre produtos contrafeitos dentro do grupo Alibaba: o caso TAOBAO
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 08/01/2020 às 20:14 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Atualmente o e commerce ocupa uma posição notória no mercado e na dinâmica de toda a economia mundial. Com todos os avanços, começaram então a surgir as primeiras grandes empresas a operar apenas em território de e commerce, sendo que o surgimento do Grupo Alibaba marcou um passo importante numa mudança para os mercados online.
Assim como o comércio evoluiu para os mercados online, o fenómeno da contrafação seguiu o mesmo caminho, retirando o potencial dos respetivos canais de distribuição para a venda de produtos contrafeitos. Surge então a preocupação de rever nova legislação que possa acompanhar e corrigir determinadas lacunas, somente dedicadas a anti contrafação.
Um dos principais impulsionadores destes canais de distribuição passa pelo Grupo Alibaba e o seu universo de empresas, que detêm atualmente uma fatia significativa do comércio digital.
Sendo assim, foi realizado um estudo de maneira a perceber se existe de facto uma coligação entre o comércio de produtos contrafeitos online e o crescimento do Alibaba, mais precisamente da sua plataforma Taobao. O estudo permitiu verificar a coligação acima descrita, provando o aumento da pressão sobre os produtos contrafeitos face ao crescimento do Grupo Alibaba. Em paralelo, foi realizada uma pesquisa dedicada a medidas anti contrafação com o objetivo de avaliar a sua eficácia no cenário atual do e commerce ? Este estudo ajudou a compreender que: apesar de várias medidas estarem em curso, existem ainda várias lacunas que necessitam de ser lapidadas.
(Português)

Today e commerce occupies a prominent position in the market and in the dynamics of the entire world economy. With the evolution of trade over time, the greatest transition has been in the shift between physical markets and online markets.  With all the advances, the first big companies started operating only in e commerce territory, and the emergence of the Alibaba Group marked an important step into the world of online markets.
Just as commerce evolved into the online markets, the phenomenon of counterfeiting has followed the same path, circumventing the law for the sale of all types of products through their respective distribution channels. The concern then arises to revise new legislation that can address and correct certain gaps, only dedicated to anti- counterfeiting.
One of the main drivers of these distribution channels is the giant Alibaba and its universe of companies that currently have global dominance of digital commerce.
Therefore, for this TFM a study was carried out in order to see if there is in fact a strong association between the online counterfeit products and the growth of Alibaba, more precisely of its Taobao platform. The study allowed to verify the coalition described above, proving Alibaba growing pressure over counterfeit goods. At the same time, a research on anti-counterfeiting measures was conducted to evaluate its effectiveness in the current e commerce scenario ? This study has helped to understand that: although several measures are already in course, there are still several gaps that need to be addressed.
(Inglês)

Palavras-chave

Alibaba, Taobao, E commerce, Contrafação, Supreme, Legislação (Português)

Alibaba, Taobao, E commerce, Counterfeiting, Supreme, Legislation (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

Caso Taobao - DiogoMPFerreira.pdf (1,8MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 15-01-2020 14:00
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