Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: PEDRO MANUEL SIMÕES FERNANDES (42140)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: CONSUMER REACTION TO SUSTAINABLE FOOD CONSUMPTION: MOTIVATIONS SHAPPING MEAT CONSUMPTION FREQUENCY IN SEMI-VEGETARIANS
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 19/11/2019 às 19:36 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A maior consciencialização da população sobre a necessidade de diminuir o consumo de carne é uma realidade dos dias de hoje. A indústria pecuária gera cerca de 14,5% das emissões de gases responsáveis pelo efeito de estufa, sendo atualmente o segundo maior emissor dos gases responsáveis por este fenómeno e, por inerência, um dos principais causadores das alterações climáticas. Adicionalmente, a causa do bem-estar animal e a relação do consumo excessivo de carne a doenças crónico-degenerativas são alguns dos exemplos que têm levado a mudanças no comportamento de alguns consumidores em relação ao consumo de carne. Neste estudo, motivações para o consumo de carne foram investigadas em omnívoros que reduzem significativamente o consumo de carne, mais conhecidos como semi-vegetarianos.

Este estudo, que teve lugar em Portugal, utilizou uma abordagem quantitativa, obtendo, através de um questionário online e autoadministrado, uma amostra de 442 semi-vegetarianos com o objetivo de avaliar como as motivações relacionadas com a saúde, o prazer associado ao consumo de carne (hedónico), aspectos sociais, o ambiente e o bem-estar animal, influenciam a frequência do consumo de carne.

Os resultados sugerem que a frequência do consumo de carne em semi-vegetarianos é melhor explicada por motivações hedónicas (impacto positivo no consumo de carne) e por motivações relacionadas com a saúde (impacto negativo no consumo de carne). Motivações relacionadas com a causa ambiental e a causa animal não parecem ser relevantes para explicar a frequência de consumo de carne neste estudo.
(Português)

Increasing public awareness of the need to reduce meat consumption is a reality nowadays. The livestock industry accounts for about 14.5% of greenhouse gas emissions, currently being the second-largest emitter of greenhouse gases and, inherently, one of the main drivers of climate change. Additionally, the animal welfare cause and the relation between excessive meat consumption and noncommunicable diseases (NCD?s) are some of the examples that have led to changes in the behaviour of some consumers regarding meat consumption. In this study, motivations about meat consumption were tested in omnivores that significantly reduce meat consumption, better known as semi-vegetarians.

This study, which took place in Portugal, was conducted using a quantitative approach, obtaining, through an online self-administered questionnaire, a sample of 442 semi-vegetarians with the purpose of assessing how motivations related to health, pleasure associated with meat consumption (hedonic), social aspects, environment and animal welfare, influence meat consumption frequency.

The results suggest that the frequency of meat consumption in semi-vegetarians is best explained by hedonic motivations (positive impact on meat consumption) and health-related motivations (negative impact on meat consumption). Environmental and animal causes do not seem to be relevant in explaining meat consumption frequency in this study.
(Inglês)

Palavras-chave

Comportamento do Consumidor, Motivação, Redução do Consumo de Carne, Vegetarianismo, Semi-Vegetarianismo, Sustentabilidade (Português)

Consumer Behaviour, Motivation, Meat Consume Reduction, Vegetarianism, Semi-Vegetarianism, Sustainability (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

2019 CONSUMER REACTION TO SUSTAINABLE FOOD CONSUMPTION - MOTIVATIONS SHAPING MEAT CONSUMPTION FREQUENCY IN SEMI-VEGETARIANS - Pedro Fernandes.pdf (1,4MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 22-11-2019 14:00
Voltar