Trabalho Final de Mestrado
Ano Lectivo: | 2018/2019 |
---|---|
Aluno: | MÉCIA RAMOS GONÇALVES (47588) |
Mestrado: | Gestão de Recursos Humanos |
Tipo: | Dissertação |
Título do Trabalho Final de Mestrado: | ESTEREÓTIPOS DE GÉNERO E LIDERANÇA NO ENSINO SUPERIOR |
Sub Título: | |
Comentário: | - |
Instituição: | - |
Homologação: | Dia 27/10/2019 às 20:37 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO |
Resumo
Este trabalho de mestrado tem como principal objetivo estudar as caraterísticas associadas por mulheres e homens ao desempenho de funções de liderança, interligando essa análise com estereótipos em função do género. Paralelamente, pretende-se avaliar a existência de diferenças de liderança entre homens e mulheres, enquanto docentes do ensino superior, mais concretamente do subsistema politécnico.
Foi utilizado o método de análise quantitativo, sendo que para isso se recorreu à elaboração de um questionário, de natureza anónima e confidencial, a ser preenchido pelos/as docentes dos dois Institutos Politécnicos selecionados.
Os resultados obtidos revelam que a grande maioria dos/as inquiridos/as associam o foco nos objetivos e na inovação aliada à criatividade como características de uma liderança eficaz. Da mesma forma, os dados expressam que o facto de as mulheres estarem em menor número a liderar as organizações e que isto se deve mormente a questões culturais e à dificuldade de articulação/conciliação da vida profissional com a pessoal e familiar.
Este estudo pretende contribuir para o conhecimento sobre diferentes aspetos relativos à liderança, nomeadamente os diferentes perfis de liderança, e que caraterísticas de liderança são associadas mais a mulheres e a homens.
Identicamente, augura-se o estudo da forma como se articula o acesso das mulheres aos lugares e funções de liderança e quais as principais barreiras e estereótipos com que se deparam no decurso da sua carreira.
(Português)
The main objective of this master?s thesis is to study the characteristics linked by women and men to the performance of leadership roles, interconnecting that analysis with gender stereotypes. In parallel, it is intended to evaluate the existence of differences of leadership between men and women, as teachers in higher education, more specifically in the polytechnic subsystem
The analysis performed was of the quantitative type, and, to for that purpose, a survey of anonymous and confidential nature, to be answered by the higher education teachers of two selected polytechnic institutes, was elaborated.
The obtained results suggest that the majority of the inquired individuals associate the focus in the goals and the innovation allied to creativity as being characteristics of efficient leadership. Likewise, the obtained data express the idea of women being represented in leadership roles in a lower number due, mainly, to cultural aspects and to the difficulty of articulation/conciliation of the professional with the familiar life.
The present study aimed to favour the knowledge about different aspects related to leadership, mainly the distinct leadership profiles, the dichotomy associated with those profiles in the function of the gender and the leadership characteristics that are mainly identified with a given gender.
Similarly, it is of great importance the issue of how the access of women to leadership roles is approached and which are the main barriers and stereotypes that individuals of female sex are going to encounter in the course of their professional life.
(Inglês)
Palavras-chave
Género, Liderança, Estereótipos, Ensino Superior, Instituto Politécnico (Português)
Gender, Leadership, Stereotypes, Higher Education, Polytechnical Institutes (Inglês)
Resumo Alargado
O Resumo Alargado ainda não foi submetido.
Data da Prova Pública
Data da Prova Pública: | 18-12-2019 12:00 |
---|