Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: VICENTE MARIA CLARO PEREIRA (49409)
Mestrado: Marketing
Tipo: Projecto
Título do Trabalho Final de Mestrado: O USO DO INSTAGRAM E DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 02/12/2019 às 16:51 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Atualmente, os eventos são utilizados como uma ferramenta de marketing para as empresas como meio de troca de mensagens, de comunicação ou para promover produtos e serviços.
Sendo os eventos, um mercado que tem vindo a emergir nos últimos anos, faz todo o sentido para as marcas apostarem neste segmento. Para tal, como forma de potenciar a participação nos eventos, analisou-se a rede social Instagram,  que tem vindo a ganhar um importante crescimento nos últimos anos. Assim, esta investigação tem como principal objetivo analisar como o uso do Instagram e dos influenciadores digitais potenciam a participação nos eventos para um público jovem adulto. Para dar respostas ao objetivo, recorreu-se a dados secundários, apresentados numa revisão de literatura detalhada e a dados primários obtidos através de um inquérito online respondido por 119 inquiridos de uma amostra de conveniência. No geral, os inquiridos demonstraram ser mais cativados pelos conteúdos visuais, quer nas páginas de eventos quer pelos influenciadores digitais sendo que nestes as características mais importantes são a credibilidade, honestidade e sinceridade. No geral a faixa etária mais nova, 14-18 anos, sente-se mais cativada pelo Instagram Direct como conteúdo nas páginas de eventos, assim como, a característica que consideram mais relevante num influenciador é a sinceridade.          
As conclusões obtidas nesta investigação são relevantes para a estratégia de comunicação digital das marcas, uma vez que permite que estas adaptem os conteúdos que partilham consoante o público-alvo que pretendem atingir, tendo em consideração a atitude de cada grupo face ao diferente tipo de evento.
(Português)

Nowadays, events are used as a marketing tool for companies as means of messaging, communication or even to promote products and services.  Since events constitute a market that has been emerging in recent years, it makes perfect sense for brands to bet on this segment. To that end, and as a way to enhance the image of a company and the participation in the events, the social network Instagram was analyzed, as it has been growing significantly in recent years. Therefore, the main objective of this research is to analyse how Instagram and Digital Influencers can influence event participation for a young adult audience. To provide answers to the proposed objective we used secondary data, presented in a detailed literature review, as well as primary data obtained through an online survey answered by 119 respondents. In general, respondents were shown to be most captivated by visual content, ranging from event brand pages to digital influencers, and the most important features for them were credibility, honesty, and sincerity. Overall, the younger age group (14-18) had the most interest in Instagram Direct as a form of content on branded event pages, alongside the level of sincerity in an influencer.                    
The conclusions obtained in this research are very relevant to the brands? digital communication strategy, since it allows them to adapt the content they share accordingly with the target audience they intend to reach, taking into account the attitude of each group towards a different type of event.
(Inglês)

Palavras-chave

Instagram, Influenciadores digitais, Funcionalidades do Instagram, Conteúdos dos influenciadores, Marketing de Influencia, Millenials, Eventos (Português)

Instagram, Digital Influencers, Instagram Features, Type of content created by the influencers, Influence Marketing, Millenials, Events (Inglês)

Resumo Alargado

RESUMO ALARGADO.pdf (177KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 11-12-2019 15:00
Voltar