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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2010/2011
Aluno: ANA LUISA PAULINO COUTINHO (32621)
Mestrado: Economia Internacional e Estudos Europeus
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: The Competitiveness of China and India in the European Union (15)
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 04/11/2011 às 18:33 por CARLOS ALBERTO DA SILVA RIBEIRO

Resumo

O presente estudo procura examinar a competitividade da China e de Índia na União Europeia com base em valores do comércio internacional, num horizonte temporal de 2001 a 2009. Primeiramente, reflectir-se-á sobre a ambígua definição de Competitividade bem como os diversos métodos de medição deste conceito. Posteriormente, procurar-se-á analisar o crescimento das exportações da China da Índia, particularmente para o mercado Europeu.
Para o efeito foram utilizadas algumas metodologias: a análise da Vantagem Comparativa Revelada, a qual permite captar quais os produtos em que a China e a Índia apresentam Vantagem Comparativa a nível mundial; a análise da Quota de Mercados Constantes, a qual pretende verificar se a Competitividade explica o crescimento das exportações para o mercado Europeu; e a análise baseada na combinação do Índice de Complementaridade com o Índice de Orientação Geográfica, a qual permite identificar os produtos em que ainda existe potencial, para a China e a Índia, expandir as suas exportações para a União Europeia, sobre certas circunstâncias.
Os resultados da análise empírica sugerem que as exportações da China e da Índia são competitivas em produtos identificados pelas três metodologias, tendo capacidade para aumentar em alguns casos as suas exportações para o mercado Europeu. De ressalvar que continuam a existir barreiras aduaneiras aplicadas em produtos importados pela União Europeia. Este factor pode impedir o crescimento das exportações de produtos com potencial de comércio e consequentemente poderá explicar o facto das exportações Chinesas e Indianas não beneficiarem de todo o seu potencial.
(Português)


This paper aims to examine the Competitiveness of China and India in the European Union based on the international trade values, during the time period 2001-2009. It firstly reflects about the ambiguous definition of Competitiveness as well as the diversity of methods that exist to measure this concept. Subsequently, the following work seeks to analyse the exports growth of China and India in particular to the European market.
Therefore, some methodologies were used in this paper: the Revealed Comparative Advantage analysis, which seeks to capture the products where China and India present Comparative advantage at world?s level; the Constant Market Share analysis, which pretends to verify if the Competitiveness explain the export growth  to the European market; and the analysis based on the combination of the Trade Complementarity Index with the Geographical Orientation Index, which permits to identity the products where there is room, for China and India, to expand their exports to the European Union, under certain circumstances.
The empirical analysis suggests that China?s and India?s exports are competitive in products identified by the three methodologies, having in many of them capacity to increase their exports to the European market. However, there still persist high levels of trade protection applied by the European Union, which can explain why China?s and India?s exports have not yet take advantage of their full potential.  
(Inglês)

Palavras-chave

China, Índia, Competititvidade, União Europeia, Vantagem Comparativa Revelada, Análise da Quota de Mercado Constante, Análise de Comércio Potencial, Tarifas. (Português)

China, India, Competitiveness, European Union, Revealed Comparative Advantage, Constant Market Shares Technique, Trade Potential analysis, Tariffs. (Inglês)

Resumo Alargado

Abstract.pdf (6KB)

Trabalho Final de Mestrado

TFM.pdf (2,9MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 28-11-2011 12:00
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