Trabalho Final de Mestrado
Ano Lectivo: | 2018/2019 |
---|---|
Aluno: | ASEA PSENITINA LLOYD (46382) |
Mestrado: | Ciências Empresariais |
Tipo: | Dissertação |
Título do Trabalho Final de Mestrado: | Processos de Internacionalização: o caso do Grupo Hoteleiro português Hoti Hoteis |
Sub Título: | |
Comentário: | - |
Instituição: | - |
Homologação: | Dia 30/11/2018 às 19:29 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO |
Resumo
A internacionalização consiste num processo crescente e gradual, através do qual as organizações expandem os seus negócios externamente.
O presente trabalho de investigação analisa as escolhas que podem influenciar as tomadas de decisão sobre os modos de entrada nos mercados estrangeiros, no processo de internacionalização do grupo hoteleiro português Hoti Hotéis.
De modo a compreender os aspetos mais importantes do processo de internacionalização.
Para tal, esta investigação baseia-se numa revisão bibliográfica sobre as teorias que fundamentam a internacionalização. A metodologia utilizada para a recolha de dados consistiu numa entrevista semiestruturada à administração do grupo.
Dos resultados obtidos conclui-se que o método utilizado para a entrada nos mercados estrangeiros é influenciado maioritariamente, por fatores externos dos mercados do destino e por fatores internos à empresa e que são a imagem de marca. O prestígio e a notoriedade são atributos fundamentais para o estabelecimento de um contrato de franquia para o grupo em análise. O desejo de procurar novos mercados, novos recursos e ativos estratégicos são os principais motivos de internacionalização. (Português)
Internationalization consists of an increasing and gradual process through which an organization externally expands their business. This research examines the determinants that influence the decision-making about the entry mode into foreign markets in the internationalization process of Portuguese hotel group Hoti Hotéis. This dissertation aims to analyze the major reasons of internationalization.
For this purpose, this research is based on a literature review on the internationalization process. The methodology used in collecting data involved the application of an interview with the group management.
From the results it is concluded that the entry mode choice is mainly influenced by the company?s internal and external factors related to the destination market. The brand image, prestige and reputation are key attributes for establishing a franchising contract for the hotel group in study. The desire to seek for new markets, new resources and strategic assets are the main reasons for internationalization. (Inglês)
Palavras-chave
Processo de Internacionalização, Modos de Entrada, Estratégia, Hoti Hotéis, Meliá Hotels International. (Português)
Internationalization Process, Entry Mode, Strategy, Hoti Hotéis, Meliá Hotels International. (Inglês)
Resumo Alargado
Asea Psenitina Lloyd.pdf (2,1MB)Data da Prova Pública
Data da Prova Pública: | 06-01-2020 12:00 |
---|