Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: MARIANA VEIGA HENRIQUES (45066)
Mestrado: Gestão de Sistemas de Informação
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Sustentabilidade Ambiental: Um Estudo Sobre o Impacto dos Sistemas de Informação na Aprendizagem Baseada em Jogos e Sobre Gamificação
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 21/11/2019 às 20:11 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O estudo tem como objetivos compreender a influência dos sistemas de informação em processos de aprendizagem baseados em jogos e o impacto de processos de aprendizagem baseados em jogos e gamificados na educação sobre a sustentabilidade ambiental. Para cumprir estes objetivos, foi selecionada uma amostra de 75 crianças que foi exposta tanto a um processo de aprendizagem baseados em jogos, com e sem acesso a sistemas de informação, como a um processo gamificado.
O estudo revelou que os jogos com recurso a computadores (aprendizagem baseada em jogos com acesso a sistemas de informação) e processos educacionais gamificados, sobre temáticas que envolvem o meio ambiente e práticas conscientes de consumo, permitem educar e motivar os alunos, acerca de tópicos relativos à sustentabilidade ambiental.
(Português)

The study aims to understand the impact of information systems on game- based learning processes and the impact of game-based and gamified learning processes on environmental sustainability awareness. To meet these objectives, a sample of 75 children was selected and exposed to both a game-based learning process, with and without access to information systems, and a gamified process.
The study found that computer-based games, with access to information systems, and gamified educational processes on environment-related issues allow educating and motivating students about environmental sustainability.
(Inglês)

Palavras-chave

Computer based games, Computer based learning, Crianças, Educação ambiental, Game based learning, Gamificação, Jogos, Sistemas de informação, Sustentabilidade ambiental (Português)

Computer based games, Computer based learning, Environmental education, Environmental sustainability, Games, Game based learning, Gamification, Information systems (Inglês)

Resumo Alargado

TFM - Mariana Henriques Resumo.pdf (60KB)

Trabalho Final de Mestrado

TFM - Mariana Henriques.pdf (7,5MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 19-12-2019 12:00
Voltar