Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: FILIPA PIMENTA SEBASTIÃO (51548)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Motivações dos atletas e a sua satisfação, lealdade e fidelização
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 16/11/2019 às 18:31 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Nas últimas décadas, o desporto, vem-se firmando como um setor de atividade em enorme expansão. A adaptação do papel do marketing na área desportiva e sistemas de gestão, tem como objetivo fortalecer relações duradouras.
Esta dissertação estuda o impacto real das motivações dos atletas na satisfação, lealdade e fidelização dentro de um clube desportivo. Pretende-se identificar o tipo de motivação determinante para a prática de ginástica e verificar a associação desta na satisfação, lealdade e fidelização à organização desportiva da sua prática. A investigação assenta numa abordagem qualitativa recorrendo a entrevistas semi-estruturadas, a atletas do Clube de Ginástica de Almada de forma a compreender em profundidade as suas motivações e a sua ligação com o clube. Através dos resultados obtidos foi possível concluir que a motivação extrínseca e regulação identificada são os tipos de motivação que mais levam os atletas à prática gímnica e que a satisfação dos atletas não é um indicador de fidelização e lealdade.
Conclui-se, ainda, que não é evidente qualquer associação entre a motivação dos atletas e a sua satisfação, fidelização e lealdade para com o clube.
Do ponto de vista académico, este estudo contribui para a literatura existente sobre a questão da motivação, satisfação, lealdade e fidelização dos desportistas nas suas relações institucionais numa perspetiva qualitativa, ponto de partida para futuros trabalhos académicos. A nível empresarial, esta investigação oferece insights á gestão de marketing desportivo, precioso contributo na definição de estratégias que visem a construção e manutenção de relações institucionais de longa duração.
(Português)

In recent decades, sport as a sector of activity has enormously expanded due to the current demands of consumer needs. The goal of adapting the role of marketing in the sports area and management systems, is to strengthen long-lasting relationships.
This dissertation studies the real impact of athletes? motivations on satisfaction, fidelity and loyalty within sports organizations. The aim is to identify the type of motivation that is decisive for the practice of gymnastics and to verify its association with satisfaction, fidelity and loyalty to the sports organisation of its practice.
The research is based on a qualitative approach, through semi-structured interviews conducted with athletes from the Almada Gymnastics Club in order to understand in depth their motivations and their connection with the club.
With the results obtained, it was possible to conclude that extrinsic motivation and self-regulation are the types of motivation that most athletes link to the practice of gymnastics and that the satisfaction of athletes is not an indicator of fidelity and loyalty. It is also concluded that there is no evident association between the athlete?s motivation and their satisfaction, fidelity and loyalty to the club.
From an academic point of view, this study contributes to the existing literature about satisfaction, fidelity and loyalty among athletes? in their sports organizations from a  qualitative perspective, as a starting point for further investigation.
From a business point of view, this research offers insights to sports marketing managers, which can be applied in customer retention strategies by building long-lasting relationships.
(Inglês)

Palavras-chave

motivação desportiva, satisfação, fidelização, lealdade, marketing desportivo (Português)

sports motivation, satisfaction, fidelity, loyalty, sports marketing. (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM_Filipa Sebastiao.pdf (1MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 04-12-2019 13:00
Voltar