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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: CATARINA RODRIGUES DA CRUZ (49383)
Mestrado: Marketing
Tipo: Projecto
Título do Trabalho Final de Mestrado: Plano de Marketing Sustentável para o Grupo dos Hotéis Real
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 25/10/2019 às 08:54 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

No último século as alterações climáticas têm pronunciado de forma acelerada um problema que afeta aspetos económicos, ambientais e sociais causados pelo Homem. Em 2013 começou a preocupação da União Europeia pela quantidade de lixo nos aterros incentivando à reciclagem. A ilha de plástico foi um BOOM no ano de 2018 que retratou visualmente um problema real pela sua quantidade de produção e poluição sobretudo nos oceanos.  
Este TFM é um planeamento de marketing com base na sustentabilidade para o grupo Hotéis Real, o objetivo é percecionar e guiar na forma que são utilizados os recursos no grupo com a finalidade de reduzir e reutilizar propondo aplicações sustentáveis.
O tipo de estudo é essencialmente quantitativo e o método de recolha de dados utilizado foi o mixed-method. Na análise qualitativa foi feita uma entrevista em profundidade a um representante do departamento de qualidade e projetos. Na análise quantitativa realizou-se um inquérito por questionário recolhendo dados em dois hotéis na zona de Lisboa do grupo Hotéis Real, obteve-se uma amostra não probabilística de 103 hóspedes.
Este plano de marketing sustentável propõe maioritariamente alternativas aos desperdícios com especial emergência na problemática atual dos plásticos sugerindo táticas de reutilização. Pretende-se alcançar um público-alvo mais jovem que são os consumidores futuros, que têm tendência para um consumo de turismo sustentável, experiências únicas e um consumo consciente e uma maior fidelização.
(Português)

Over the past century, climate change has accelerated a problem, affecting the economic, environmental and social aspects of life. In 2013, the European Union started to warn about the amount of waste in landfills in order to promote recycling. The plastic island was a BOOM in 2018, visually portraying a real problem due to its amount of production and pollution, mostly in the ocean.  
This project is a sustainability-oriented marketing plan for the Hotéis Real group. The aim is to identify and control the use of resources within the group in order to reduce and reuse them by offering sustainable applications.
The type of study is essentially quantitative, and the data collection method used was the mixed method. In the qualitative analysis, a detailed interview was conducted with a representative from the Quality and Projects department. In the quantitative analysis, a survey was carried out, in which data was collected in two hotels of the Hotéis Real group in Lisbon. A non-probability sample of 103 customers was determined.
This sustainable marketing plan mainly offers alternatives to waste with particular urgency for the current plastic problem and suggests tactics for reuse. The aim is to reach a younger target group that are the future costumers who tend to consume sustainable tourism, unique experiences and conscious consumption and greater loyalty.
(Inglês)

Palavras-chave

Planeamento Marketing; Marketing Sustentável; Indústria Hoteleira; Turismo Sustentável; Sustentabilidade; Plástico; Desperdício. (Português)

Marketing Planning; Sustainable Marketing; Hotel Industry; Sustainable Tourism; Sustainability; Plastic; Waste. (Inglês)

Resumo Alargado

Resumo-Alargado.pdf (10KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 07-11-2019 12:15
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