Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: RITA MARTINS DOS SANTOS SILVA (51626)
Mestrado: Marketing
Tipo: Projecto
Título do Trabalho Final de Mestrado: PLANO DE SOCIAL MEDIA MARKETING PARA O MILLENNIUM BCP
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 25/10/2019 às 08:58 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Os Social Media têm ganho um papel fundamental nas estratégias de comunicação das organizações, tornando-se essencial que, para um bom aproveitamento destas plataformas, se estabeleça um plano, tendo em vista o aumento do sucesso da empresa em causa.
Tendo como objeto de estudo uma instituição bancária de grande relevo no panorama económico-financeiro português, o Millennium bcp e tendo como base o modelo conceptual proposto por Barker et al. (2013), designado de ?Social Media Planning Cycle?, foi desenvolvido o seguinte Plano de Social Media.
Na elaboração deste plano, foi efetuada uma recolha de dados primária, com o intuito de aferir o contexto em que surge, seguida da realização de uma entrevista semiestruturada. Recorreu-se ainda à técnica de análise de conteúdo tendo em vista a avaliação e caracterização do que já é realizado neste âmbito pela organização, bem como pelos seus concorrentes do setor bancário.  Tendo por base o conceito de aproveitamento de oportunidades e de melhoria, definiram-se objetivos, estratégias, mercados alvo e ferramentas a implementar para cada uma das plataformas de Social Media em que o Millennium bcp tem presença.
Ao longo deste plano, procura-se assim, apresentar um plano exequível, com base numa análise geral do contexto, de forma a lançar as bases de uma futura estratégia de Social Media aplicável no ano de 2020, tendo como base o reforço da presença digital do Millennium bcp.
(Português)

The role of Social Media has been improving the communication strategies of organizations, being essential to formulate a plan to make the best use out of these platforms, contributing for the success of such companies.
The object of study, Millennium bcp, is a Portuguese commercial bank of great importance to the Portuguese economy. In this study the conceptual model proposed by Barker et al. (2013),?Social Media Planning Cycle?, was used to create the proposed Social Media Plan.
In the development of this social plan, primary data was collected in order to assess the context in which it arises, followed by a semi-structured interview. A technique of content analysis was also applied to evaluate and characterize the current approached used by the organization in this area, as well as by its competitors in the banking sector.
Based on the concept of opportunity advantage, objectives, strategies, target markets and tools were defined in order to implement the proposed strategy in each of the Social Media platforms in which Millennium bcp has a presence.
Throughout this work, we seek to present a workable plan, based on a general context analysis in order to lay the basis for a future Social Media strategy applicable in the year 2020, based on the reinforcement of Millennium bcp?s digital presence.
(Inglês)

Palavras-chave

Social Media Marketing, Plano de Social Media, Redes Sociais Online, Millennium bcp (Português)

Social Media Marketing, Social Media Plan, Online Social Networking, Millennium bcp (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM - Rita Santos Silva.pdf (976KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 06-11-2019 13:00
Voltar