Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: JOANA BISCAIA ALMEIDA RODRIGUES (51158)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: O efeito da comunicação interna no engagement dos colaboradores
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 03/11/2019 às 15:15 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A preocupação, por parte das organizações, com a satisfação dos seus colaboradores tem vindo a ser crescente. A comunicação interna é hoje vista como uma ferramenta de extrema importância na formulação de estratégias das organizações e reconhecida, por muitos autores, como um fator chave no aumento dos níveis de engagement dos colaboradores. O propósito deste estudo passa por analisar a influência da satisfação na comunicação interna em alguns outcomes organizacionais, nomeadamente o engagement dos colaboradores, o suporte organizacional percebido e a identificação organizacional. Estes outcomes são construtos relativamente pouco aprofundados, existindo a necessidade de um entendimento mais profundo sobre estes temas, compreendendo o que faz despoletar nos colaboradores este tipo de sentimentos. A relação entre a satisfação na comunicação interna e o engagement foi significativa, realçando-se aqui o papel da comunicação com o superior, bem como quando testada com o suporte organizacional percebido e com a identificação organizacional. Tal sugere que boas práticas organizacionais, no que concerne à comunicação interna praticada, podem facilitar a disponibilidade dos colaboradores para se sentirem engaged, suportados e se identifiquem com as suas organizações.   (Português)

The organization's concern about their employee's satisfaction has been growing. Internal communication is now seen as an extremely important tool in the corporate strategies' formulation and it is recognized by many authors as a key in increasing employees' engagement. The purpose of this aim is to analyses the influence of internal communication satisfaction on some internal organizational outcomes, namely employee engagement, perceived organizational support and organizational identification. Those outcomes are relatively new constructs, and there is a need for a deeper understanding of these issues, understanding as weel what triggers this type of feelings. The relationship between internal communication and employees' engagement was significant, highlighting here the role of communication with the superior, as weel as when tested with perceived organizational support and organizational identification. Those results suggest that good organizational practices regarding the internal communication practices can facilitate the willingness of employees to feel engaged, supported and identify with their organizations. (Inglês)

Palavras-chave

Comunicação Interna; Satisfação na Comunicação Interna; Outcomes Organizacionais; Engagement dos colaboradores; Suporte Organizacional Percebido; Identificação Organizacional (Português)

Internal Communication; Internal Communication Satisfaction; Organizational Outcomes; Employee Engagement; Organizational Perceived Support; Organizational Identification (Inglês)

Resumo Alargado

Resumo Alargado - Joana Biscaia Almeida Rodrigues.pdf (59KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 12-12-2019 10:00
Voltar