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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: ADELINO KANJENGENGA PRATA (47983)
Mestrado: Ciências Empresariais
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: A Responsabilidade Social das Empresas no pensamento da Doutrina Social da Igreja
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 12/02/2020 às 07:56 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Na empresa, a dimensão económica é condição para que se possam alcançar objetivos não apenas económicos, mas também sociais e morais a perseguir conjuntamente.
A empresa considerada socialmente responsável, deverá ser geradora de valor para todos os seus stakeholders, isto é, deverá saber encarar a RSE como um conjunto de políticas concertadas, alinhadas com os seus objetivos estratégicos, com o intuito de dar resposta às exigências internas do mercado e da comunidade, tendo como diapasão o interesse comum.
Porque as práticas de RSE têm também a ver com a questão do lugar do homem na natureza e na sociedade; pois que a orientação que se dá à existência, à convivência social e à história depende, em grande parte, das respostas dadas às questões sobre o lugar do homem na natureza e na sociedade, a Igreja Católica, através da sua doutrina social, pelo seu cariz prático, especulativo e epistemológico, dispõe de recursos e sugestões teóricos importantes, herdados de uma longa tradição, fundamentada, principalmente, na dignidade da pessoa humana e no bem comum.
É neste sentido que o presente TFM procura abordar a questão da Responsabilidade Social das Empresas no pensamento da Doutrina Social da Igreja.
(Português)

Within a company, the economic dimension is a condition that allows the fulfilment of objectives that go beyond the economic ones: they also include social and moral objectives that should jointly be pursued.
The company considered to be socially responsible should generate value to all of the company?s stakeholders: that is, they should be able to face the Corporate Social Responsibility (CSR) as a set of concerted policies, in line with their strategic objectives, with the objective of answering the internal requirements of the market and of the community, having the common interest as a main guideline.
Indeed, the CSR actions are also related with the place of the man within the nature and within the society. Thus, the meaning that is given to the man?s existence, social coexistence, and history mainly depends on the answers given to the questions that concern the man?s place within nature and within society. Through her Social Doctrine (given its practical, speculative and epistemological dispositions), the Catholic Church has important theoretical resources and proposals ? which are inherited from a long tradition mainly based on the dignity of human life and on the common good.
It?s in this sense that the present TFM approaches the question of the Social Responsibility of Companies according to the teachings of the Social Doctrine of the Church.
(Inglês)

Palavras-chave

Palavras-chave: Responsabilidade Social das Empresas, Doutrina Social da Igreja, Dignidade da Pessoa Humana, Comunidade Social. (Português)

Keywords: Corporate Social Responsibility; Social Doctrine of the Church; Dignity of Human Life; Social Community. (Inglês)

Resumo Alargado

TFM-RESUMO ALARGADO.pdf (110KB)

Trabalho Final de Mestrado

TFM-A RSE no pensamento da DSI Vers?o final  2020-17-05.pdf (2,8MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 27-02-2020 14:00
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