Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: RICARDO ALMEIDA KILSON (49213)
Mestrado: Economia Internacional e Estudos Europeus
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: A MOEDA COMO O ELEMENTO MAIS RELEVANTE PARA A ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 18/10/2019 às 10:44 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A presente dissertação busca oferecer explicações sobre qual é o papel da moeda na criação e sustentação da vantagem competitiva em nível nacional e internacional. Para tanto o presente trabalho irá procurar fazer uma análise multidisciplinar envolvendo a ciência econômica e ciência da administração de empresas. Porque entendemos que a melhor formar de compreender o funcionamento da dinâmica competitiva nacional e internacional e a forma como a moeda afeta essa dinâmica, passa por uma abordagem multidisciplinar, buscando apresentar como as teorias da administração estão ligadas as teorias econômicas. Dessa forma esperamos apresentar um modelo explicativo para esses fenômenos, cuja abrangência seja a maior possível no que tange as diferentes economias e suas respectivas indústrias. Logo iremos estudar por meio de uma análise qualitativa e dedutiva como a moeda pode afetar positivamente ou negativamente a dinâmica competitiva em cenários diferentes, ou seja, não buscamos realizar um trabalho de estudo de base. Mas uma teoria que possa ser aplicada na prática, para que os gestores possam traçar suas estratégias competitivas munidos das informações mais completas possíveis a respeito da dinâmica competitiva de suas respectivas indústrias. Por fim essa dissertação tem por objetivo propor um estudo inicial para justificar a desestatização do dinheiro como proposta originalmente por F. A. Hayek em 1976, visto que entendemos que a livre escolha dos meios de pagamento seja uma das ferramentas do planejamento estratégico que os gestores podem usar para alavancar a vantagem competitiva das empresas, em especial no contexto da economia internacional. (Português)

This dissertation aims at providing explanations about the currency?s role in creating and sustaining competitive advantage, both at the national and international levels. For this purpose, the present work will try to carry out a multidisciplinary analysis involving the economic and the business administration sciences. Because we believe the best way to understand the functioning of the national and international competitive dynamics, and how the currency affects this dynamic, goes through a multidisciplinary approach, seeking to present how the administration theories are linked to the economic theories. Thus, we hope to develop an explanatory model for these phenomena, whose coverage is the greatest possible regarding the different economies and their respective industries. Therefore, we will study, through a qualitative and deductive analysis, how the currency can affect, positively or negatively, the competitive dynamics in different scenarios, that is, we do not seek to carry out a baseline study work. We pursue a theory that can be applied in practice, so that managers can build their competitive strategies based on the most complete information possible concerning the competitive dynamics of their respective industries. Finally, this dissertation aims at proposing an initial study to justify the privatization of money as originally proposed by F. A. Hayek in 1976, since we understand that free choice of means of payment is one of the strategic planning tools that managers can use to leveraging the competitive advantage of companies, particularly in the context of the international economy.





(Inglês)

Palavras-chave

Moeda, Concorrência, Vantagem Competitiva, Praxeologia, Fluxo Monetário. (Português)

Currency, Competition, Competitive Advantage, Praxeology, Cash Flow. (Inglês)

Resumo Alargado

RESUMO ALARGADO.pdf (29KB)

Trabalho Final de Mestrado

A MOEDA COMO O ELEMENTO MAIS RELEVANTE PARA A ADMINISTRA??O DE EMPRESAS.pdf (585KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 28-11-2019 14:30
Voltar