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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: MARIA INÊS MAGALHÃES RAMALHO DE ANDRADE E SOUSA (49293)
Mestrado: Gestão de Recursos Humanos
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: O IMPACTO DO LOVE OF MONEY NA SATISFAÇÃO SALARIAL E NO ENGAGEMENT
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 07/06/2019 às 08:40 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Atualmente, numa procura de manter a vantagem competitiva as empresas pretendem aumentar a produtividade e o lucro das organizações. Assim, utilizam o dinheiro para atrair, reter e motivar os seus colaboradores. A presente investigação teve como objetivo estudar a relação do Love of Money, termo dado às atitudes dos indivíduos relativas ao dinheiro segundos os fatores ?Importância?, ?Sucesso?, ?Motivador? e ?Rico?, com satisfação salarial e o engagement.  Para tal, recorreu-se ao coeficiente de correlação de Pearson, cujos resultados comprovaram a existência de uma relação positiva entre a satisfação salarial e o engagement. Contudo, dada a diversidade demográfica da amostra não foi possível aferir a existência de relação do Love of Money ? satisfação salarial e Love of Money ? engagement. Assim sendo, procedeu-se a uma análise detalhada dos fatores de cada variável, com a introdução de variáveis de controlo (género, idade, salário mensal líquido e tempo no mercado de trabalho). Foi então possível aferir relações negativas entre o fator do Love of Money ?Rico? e o fator ?Benefícios? da satisfação salarial, entre ?Sucesso? e ?Estrutura/Administração? e entre o fator ?Rico? e os fatores ?Benefícios? e ?Aumentos?. Adicionalmente, foram estimadas relações negativas entre os fatores do Love of Money ?Sucesso? e ?Motivador? com o engagement. (Português)

Nowadays, in an effort to maintain competitive advantage companies aim to increase productivity and profitability of organizations. Thus, they use the money to attract, retain and motivate their employees. The present research aimed to study the relationship of Love of Money, a term given to the attitudes of individuals regarding money, pay satisfaction and engagement. For this, Pearson's correlation coefficient was used. The results proved the existence of a positive relationship between pay satisfaction and engagement. However, given the demographic diversity of the sample, it was not possible to verify the existence of a relationship of Love of Money - pay satisfaction and Love of Money - engagement. Therefore, a detailed analysis of the factors of each variable was carried out, with the insertion of control variables (gender, age, monthly salary and time in the labor market). It was then possible to prove negative relationships between the Love of Money 'Rich' factor and the 'Benefits' factor of pay satisfaction, between' Success' and 'Structure/Administration' and between factor 'Rich' and the ' 'Raises'. In addition, negative relationships between the factors of Love of Money 'Success' and 'Motivator' with engagement were estimated. (Inglês)

Palavras-chave

Love of Money; Satisfação Salarial; Engagement (Português)

Love of Money; Pay Satisfaction; Engagement (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

MariaInesSousa49293 - O impacto do LoM na satisfacaoo salarial e no engagement -convertido.pdf (5,2MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 21-06-2019 13:30
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