Trabalho Final de Mestrado
Ano Lectivo: | 2018/2019 |
---|---|
Aluno: | ROSEMBERG RIBEIRO DE PAULA (49397) |
Mestrado: | Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais |
Tipo: | Dissertação |
Título do Trabalho Final de Mestrado: | Análise de Risco na Introdução de Novas Tecnologias em Startups |
Sub Título: | |
Comentário: | - |
Instituição: | - |
Homologação: | Dia 12/02/2020 às 14:00 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO |
Resumo
Sabe-se que o ambiente corporativo é cada vez mais complexo, pois o gerenciamento de uma organização convive diariamente com a imprevisibilidade e ambiguidade, principalmente, quando a empresa está inserida em mercados dinâmicos e aleatórios. Nestes mercados, as empresas startups ganham cada vez mais espaço face as empresas tradicionais.
Nesse sentido, o gerenciamento de risco torna-se uma ferramenta cada vez mais necessária uma vez que visa identificar e gerir a incerteza, analisando quais deles podem impactar os objetivos estratégicos da organização.
Por esse motivo, tem-se como objetivo identificar como os empreendedores gerenciam o desenvolvimento de um produto ou serviço e os aspectos que representam riscos nesse processo. A metodologia deste trabalho é qualitativa e a investigação foi realizada com base em uma empresa startup. A entrevista semiestruturada deu suporte de informação para a construção do mapa de relação de causa e efeito dos riscos identificados e para a utilização da ferramenta de gestão fundamentada no planejamento estratégico da empresa.
Com a análise, percebe-se que os objetivos de negócio colocam a estratégia em prática, ou seja, há uma estrutura de gerenciamento de riscos alinhada à estratégia e aos objetivos da empresa no processo de planejamento estratégico.
Para além disso, percebeu-se que as características inerentes à empresa estão alinhadas com a literatura, no que diz respeito ao sucesso das empresas startups. (Português)
It is known that the corporate environment is increasingly complex, since the management of an organization coexists daily with the unpredictability and ambiguity, especially when the company is inserted in dynamic and random markets. In these markets, startup companies gain more and more space compared to traditional companies.
In this sense, the risk management becomes an increasingly necessary tool since it aims to identify and manage uncertainty in a timely manner, discerning which of them may affect the strategic objectives of the organization.
For this reason, the objective is to identify how the entrepreneurs manage the product or service development and the aspects that represent risks in this process. The methodology used in this study is qualitative and the research was carried out based on a Startup company. The semi-structured interview gave information support for the construction of the cause and effect relationship map of the risks identified and for the use of the management tool based on the company's strategic planning.
With the analysis, it is realized that the business objectives put the strategy into practice, that is, there is a structure of risk management aligned with the strategy and objectives of the company in the process of strategic planning.
In addition, it was noticed that the characteristics inherent to the company are in agreement with the literature with regard to the success of startups companies.
(Inglês)
Palavras-chave
Startups; Sucesso; Insucesso; Gestão de Risco; Identificação de Riscos; Análise de Riscos. (Português)
Startups; Success; Failure; Risk Management; Risk Identification; Risk Analysis. (Inglês)
Resumo Alargado
Resumo Alargado.pdf (243KB)Data da Prova Pública
Data da Prova Pública: | 27-02-2020 16:45 |
---|