Trabalho Final de Mestrado
Ano Lectivo: | 2018/2019 |
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Aluno: | DANIEL RODRIGUES ANDRADE (40932) |
Mestrado: | Gestão e Estratégia Industrial |
Tipo: | Dissertação |
Título do Trabalho Final de Mestrado: | "O impacto das microtransações num mundo digital" |
Sub Título: | |
Comentário: | - |
Instituição: | - |
Homologação: | Dia 08/01/2020 às 20:12 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO |
Resumo
Esta dissertação procura deduzir e medir o impacto que as microtransações causam na indústria dos videojogos, tanto do lado dos jogadores, como também dos prestadores de serviços, utilizando como base informação e dados recolhidos através de inquéritos online realizados a jogadores frequentes de videojogos, como também através de entrevistas semi-estruturadas a duas pessoas especialistas e experientes na área. Partindo dos inquéritos online, houve uma tentativa de entender se existe algum tipo de correlação entre as variáveis: rendimento bruto anual do agregado familiar de um jogador, consumo médio mensal de microtransações e número de horas semanais despendidas em jogo. Através das entrevistas, foi possível obter opiniões e perspetivas um pouco divergentes, em relação à forma como cada um observa o fenómeno. Todas as variantes de microtransações existentes foram devidamente explicadas, enunciando que tipo de implicações positivas e negativas elas podem gerar. Foi feito também um contexto histórico de como as microtransações evoluíram ao longo do tempo, argumentando que tipo de fatores poderão estar na base do surgimento das mesmas. Finalmente, foi suportado sempre que possível, dados estatísticos que comprovem a importância e relevância das microtransações na indústria dos videojogos. (Português)
This dissertation seeks to deduce and measure the impact that microtransactions have on the video game industry, both on the player?s and service provider?s side, based on information and data collected through online surveys answered from frequent video game players, as well as through semi-structured interviews with two experts and experienced workers in the video game industry. It was made a study if there is any kind of correlation between the following variables: player's household annual gross income, average monthly microtransaction consumption and number of hours per week spent playing. Through the interviews, it was possible to obtain somewhat divergent opinions and perspectives on how each one observes the phenomenon. All variants of existing microtransactions have been properly explained, stating what kind of positive and negative implications they can generate. It was also made a historical context of how microtransactions have evolved over time, arguing what kind of factors may underlie their emergence. Finally, statistical data supporting the importance and relevance of microtransactions in the video game industry were supported whenever possible. (Inglês)
Palavras-chave
Microtransações; Monetização; Videojogos; Free-to-play; Compras online (Português)
Microtransactions; Monetization; Videogames; Free-to-play; Online purchases (Inglês)
Resumo Alargado
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Trabalho Final de Mestrado
tfm_daniel_andrade_40932_final.pdf (569KB)Data da Prova Pública
Data da Prova Pública: | 22-01-2020 14:30 |
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