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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: MÁRCIA ALEXANDRA FONSECA ALVES (50116)
Mestrado: Gestão de Recursos Humanos
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: O assédio moral na Comunicação Social: o que mudou (ou não) nas organizações após o reforço do quadro legislativo?
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 19/11/2019 às 19:37 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O assédio moral tornou-se, nos últimos anos, uma forte preocupação social tendo em conta os impactos negativos que provocam na saúde dos trabalhadores. As vítimas deste fenómeno são expostas a práticas violentas, constrangedoras e humilhantes por parte de um ou mais superiores hierárquicos ou até mesmo por colegas de trabalho que, por sua vez, podem originar graves consequências não só ao nível do ambiente de trabalho como também na vida privada do indivíduo e, sobretudo, a nível psicológico. Pese embora seja dado maior enfâse à proteção dos trabalhadores, prevista pela lei, denota-se que a mesma é insuficiente e inadequada face à necessidade de uma resposta célebre e eficaz aquando a denúncia de um caso de assédio moral. Assim, as organizações, neste caso em específico, de Comunicação Social, têm o dever de adotar políticas de prevenção e inibição de atitudes degradantes, oferecendo aos trabalhadores boas condições de trabalho com o objetivo secundário de preservar o rendimento e a imagem da organização. Como tal, o presente estudo pretende auferir o contexto atual, de modo a perceber se as organizações cumprem, na prática, a legislação que pune o fenómeno de assédio de moral e, consequentemente, verificar, segundo a opinião dos trabalhadores, se as vítimas deste fenómeno estão protegidas quando denunciam um caso de assédio moral. (Português)

In recent years, bullying has become a major social concern, taking into account the negative impacts on workers' health. The victims of this phenomenon are exposed to violent, embarrassing and humiliating practices by one or more hierarchical superiors or even coworkers, which in turn have serious consequences not only in the work environment but also in private life and, above all, psychologically. Despite the greater emphasis on the protection of workers provided for by law, it is still insufficient and inadequate in view of the need for a famous and effective response when a case of harassment is reported. Thus, organizations, in this specific case, Social Communication, have the duty to adopt policies of prevention and inhibition of degrading attitudes, offering workers good working conditions with the secondary objective of preserving the income and image of the organization. As such, the present study intends to take into account the current context, in order to understand if the organizations comply, in practice, with the legislation that punishes the phenomenon of moral harassment and, consequently, according to the opinion of the workers, verify if the victims of this phenomenon are protected when they report a case of bullying in the workplace. (Inglês)

Palavras-chave

Assédio Moral; Dignidade Humana; Legislação; Comunicação Socia (Português)

Moral Harassment; Human Dignity; Legislation; Social Communication (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

Tese_Final_MarciaAlves.pdf (1,5MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 26-11-2019 10:00
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