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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: CAROLINA ALVES SIMIONI (49249)
Mestrado: Desenvolvimento e Cooperação Internacional
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Os desafios da graduação da categoria de País Menos Avançado
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 11/12/2019 às 19:54 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A presente dissertação de mestrado tem como objetivo caraterizar o processo de graduação da categoria de País Menos Avançado (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU) e compreender quais os desafios que os países que já passaram por este processo enfrentaram. Procura esclarecer as consequências inerentes à graduação, quando um país deixa de se qualificar como PMA, especificamente as implicações que o fim dos benefícios exclusivos traz para o país em questão.
Através de uma análise dos processos de graduação e dos percursos de desenvolvimento dos cinco países já graduados desta categoria ? Botswana, Cabo Verde, Maldivas, Samoa e Guiné Equatorial ? procura-se verificar quais os impactos da graduação sobre o crescimento e o desenvolvimento no período pós-graduação e discutir as estratégias utilizadas para mitigar os efeitos negativos da cessação dos benefícios após o período de transição.  
Conclui-se que apesar da graduação implicar efetivamente o fim de diversos benefícios para os países recém-graduados, esta não ocorre de forma abrupta e, em certas áreas, não corresponde à completa cessação dos mesmos. A adequada preparação para a graduação por parte dos países em questão, em cooperação com os comités especializados da ONU e com os parceiros de desenvolvimento, permite a adoção de estratégias com vista a que o processo de graduação não seja traumático. A análise dos cinco casos de estudo permite concluir que as estratégias de transição de categoria adotadas têm sido benéficas e que, após a graduação, estes países têm de uma forma geral prosseguido trajetórias de crescimento consistentes.
(Português)

This dissertation aims to characterize the graduation process from the United Nations? (UN?s) Least Developed Country (LDC) category and to understand the challenges faced by those countries that have gone through this process. It discusses in detail the consequences of graduation, when a country ceases to be a LDC and becomes a Developing Country, particularly the implications of the cessation of certain benefits granted exclusively to LDCs.
Based on an analysis of the graduation processes and development paths of the five countries that graduated from the LDC category up until now ? Botswana, Cabo Verde, Maldives, Samoa and Equatorial Guinea ? we seek to ascertain the impacts of graduation in terms of growth and development in the post-graduation period, and to discuss the strategies used to mitigate the negative effects of the cessation of the benefits after the transition period.
We conclude that even though certain benefits effectively end for newly graduated countries, this does not occur abruptly, and, in certain areas, it does not mean a complete cessation. Adequate preparation for graduation by the countries in question, in cooperation with the specialized committees of the UN and the development partners, makes it possible to adopt strategies aimed at ensuring that the graduation process is not a traumatic one. By analysing the five case studies, we find that the transition strategies that have been adopted have been largely beneficial, and that most of these countries have remained on a consistent growth path after graduation.
(Inglês)

Palavras-chave

País Menos Avançado; Graduação; Desenvolvimento; Ajuda Pública ao Desenvolvimento; Produto Interno Bruto per capita; Investimento Direto Estrangeiro (Português)

Least Developed Country; Graduation; Development; Official Development Assistance; Gross Domestic Product per capita; Foreign Direct Investment (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM Carolina Simioni.pdf (767KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 04-02-2020 10:30
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