Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: BRUNO EMANUEL MENDES CORREIA (51258)
Mestrado: Gestão de Projetos
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: A matriz-X como elemento integrador entre a definição e a implementação estratégica
Sub Título:
Comentário: Este trabalho de investigação explora novas dimensões sobre a estratégia corporativa com um foco claro no alinhamento estratégico e na gestão de projetos.
Instituição: -
Homologação: Dia 25/10/2019 às 19:30 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O presente trabalho procurou perceber como é que a implementação da ferramenta matriz-X, ao nível da gestão de portefólio de projetos, conduz à criação de valor ao nível estratégico, e como é que essa matriz pode ajudar uma organização ao nível do seu planeamento estratégico e no resultado dos seus projetos. O trabalho baseou-se num projeto de uma empresa de tecnologias de informação (?Empresa Q?), onde se pretendeu analisar o fenómeno acima descrito, no respetivo contexto. Foi conduzido usando-se uma abordagem de investigação qualitativa, com recurso a entrevistas, questionários e observações diretas.
Graças ao trabalho de campo realizado com o presente projeto, a ?Empresa Q?, estendeu o seu exercício estratégico até a um nível operacional, onde se desenvolveu a construção de três matrizes-X e onde se constatou que a matriz-X consegue continuar o processo de planeamento estratégico até ao nível da implementação da estratégia da ?Empresa Q?.
(Português)

This paper sought to understand how the implementation of the X-matrix tool at project portfolio management level leads to value creation at the strategic level and how this matrix can help an organization, at the strategic planning level, and in the outcome of their projects. The work was based on a project of an IT company (?Empresa Q?), which aimed to analyze the phenomenon described above, within its context. It was conducted using a qualitative research approach, using interviews, questionnaires and direct observations.
Thanks to the groundwork developed with this project the ?Empresa Q?, amplified her strategic exercise until an operational level, where we build three X-matrix and where were founded findings that the X-matrix could proceed with the process of strategic planning until the level of the strategy implementation, of the ?Empresa Q?.
(Inglês)

Palavras-chave

Gestão de Projeto; Gestão de Portefólio de Projetos; Alinhamento Estratégico; Matriz-X; Valor (Português)

Project Management; Project Portfolio Management; Strategic Alignment; X-matrix; Value (Inglês)

Resumo Alargado

resumo_Bruno Correia51258.pdf (143KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 13-12-2019 09:30
Voltar