Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: FABIO RODRIGUES TEIXEIRA (49510)
Mestrado: Ciências Empresariais
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Utilização do plano de negócios em Start-ups
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 03/11/2019 às 15:13 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Enquanto grande parte dos empresários e escolas de gestão pelo mundo advogam ser imprescindível a elaboração de um sério e profundo plano de negócios antes da abertura de uma nova empresa (Shane & Delmar, 2003), é possível também encontrar diversas referências académicas que advogam que realizar um estudo tão grande e demorado seria um desperdício de tempo e recursos (Bhidé, 2000; Mintzberg, 1994).
Este trabalho visa estudar a utilização da ferramenta Plano de Negócios pelas Startups de Portugal, através de entrevistas semi-estruturadas com empresários que se encontram em diferentes fases de abertura de suas empresas, algumas de forma independente e outras até mesmo inseridas em hubs de aceleração de desenvolvimento de negócios conhecidas como ?incubadoras? ou ?aceleradoras?. Serão analisadas como e se as Startups realizaram um estudo completo do Plano de Negócios, se utilizaram outras ferramentas ou estudos preliminares ou mesmo nenhum estudo prévio. Sempre dentro do território Português, será avaliada a decisão que os impeliu a utilizar ou não o documento completo de Plano de Negócios antes de abrir a empresa, as alternativas a este documento, se consideram que suas empresas teriam obtido resultados diferentes da realidade atual caso tivessem escolhido o outro caminho e se referenciam ou não este instrumento como uma verdadeira ferramenta de negócios, guiando seus passos pelos primeiros anos de operação.
(Português)

Several academic references, specially from the United States of America, are searching comprehension about how entrepreneurs have been preparing themselves for the opening of its business and the importance to prepare a previous complete ?Business Plan?.
This project aims to understand, inside Portugal Geography, how these companies have been preparing themselves for their entrance in the market, from the documental point of view, previous studies, research ant correlated items. How many of these companies have prepared a complete Business Plan prior to their openings, How many of them have revisited this document for references and how many of them have updated it and have been referencing it as a real business tool, guiding their paths through their first operation years.  
(Inglês)

Palavras-chave

Empreendedorismo; plano de negócios, Startup; Marketing; Business Model Canvas (Português)

Entrepreneurship; Business Plan; Startup; Marketing; Business Model Canvas (Inglês)

Resumo Alargado

Resumo alargado e Abstract - UTILIZACAO DO PLANO DE NEGOCIOS EM STARTUPS DE PORTUGAL- TFM - Fabio Rodrigues Teixeira L49510.pdf (128KB)

Trabalho Final de Mestrado

UTILIZACAO DO PLANO DE NEGOCIOS EM STARTUPS DE PORTUGAL- TFM - Fabio Rodrigues Teixeira L49510.pdf (714KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 26-11-2019 15:00
Voltar