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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: FILIPE MIGUEL MONTEIRO PEREIRA (47565)
Mestrado: Ciências Empresariais
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: The importance of emotional intelligence for entrepreneurial arisal
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 08/01/2020 às 20:15 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A inteligência emocional tem origem num conjunto de qualidades que ajudam um indivíduo a perceber melhor processos, ações e informação, que o levam a contribuir positivamente nas interações sociais e influenciam o seu comportamento no ambiente social em que se insere. O empreendedorismo é visto como uma grande fonte de emprego e criação de riqueza, podendo ser definido como um conjunto de dimensões, comportamentos e características que completam um processo dinâmico conhecido como empreendedorismo. A presente investigação pretende compreender de que modo o potencial empreendedor pode ser afetado pela inteligência emocional do indivíduo, quando se olha pela perspetiva da teoria do comportamento planeado, i.e., de que modo a motivação e as capacidades geram melhor desempenho. A investigação aqui apresentada pretende analisar de que modo inteligência emocional pode influenciar a orientação empreendedora do indivíduo e as suas atitudes empreendedoras. De seguida pretende-se perceber de que modo as atitudes para o empreendedorismo influenciam as intenções empreendedoras e o empreendedorismo nascente, i.e., atividades e medidas realizadas por indivíduos que têm como objetivo a criação de novos projetos.
A nossa investigação concluiu que inteligência emocional afeta positivamente a orientação empreendedora e as atitudes para o empreendedorismo, que por sua vez afetam positivamente as intenções empreendedoras, o que leva a empreendedores nascentes. Os resultados mostram ainda que, a existência de um modelo empreendedor no seio dos amigos dos respondentes, tornam mais fortes as relações que a inteligência emocional e a orientação empreendedora têm com as atitudes face ao empreendedorismo.
(Português)

Emotional intelligence has its origins on a set of qualities that help an individual to better understand processes, actions and information, allowing him to positively contribute to the social interactions and influencing his behaviour within their environment. Entrepreneurship is seen as a major source of employment and wealth creation and can also be seen as a set of dimensions, behaviours and characteristics that make up a dynamic process known as entrepreneurship. This research proposes to understand how the entrepreneurial potential might be affected by emotional intelligence through the perspective of the theory of planned behaviour, i.e. how motivation and ability leads to better performance. The present research therefore analyses how emotional intelligence can influence an individual?s entrepreneurial orientation and their entrepreneurial attitudes. Then it sets out to understand how these attitudes towards entrepreneurship can, in turn, lead to entrepreneurial intent and nascent entrepreneurship, i.e. activities and steps being taken by individuals towards new venture creation.

A questionnaire was designed with the purpose of gathering data on the relation between emotional intelligence and entrepreneurship, highlighting how the aspects of emotional intelligence tend to influence the motivations, behaviours and, in turn, performance. Our research concluded that emotional intelligence positively effects entrepreneurial orientation and the attitudes towards entrepreneurship, which in turn positively affect entrepreneurial intent and leads to nascent entrepreneurship. The results also show that the existence of an entrepreneurial role model within the friends of the respondents strengthens the relationships that emotional intelligence and entrepreneurial orientation have with attitudes towards entrepreneurship.
(Inglês)

Palavras-chave

Inteligência Emocional; Características Pessoais; Empreendedorismo; Características Empreendedoras; Teoria do Comportamento Planeado (Português)

Emotional intelligence; Personality characteristics; Entrepreneurship; Entrepreneur?s characteristics; Theory of planned behaviour (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM - Filipe Pereira_final.pdf (897KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 16-01-2020 10:00
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