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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: RENATA CAMPOS FERREIRA (50128)
Mestrado: Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: A teoria da base da pirâmide e a Inovação social: onde o beneficio econômico se une ao beneficio social
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 09/11/2019 às 08:24 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Desde sua aparição, o tema inovar para a base da pirâmide ganhou notoriedade entre os investigadores e também entre as multinacionais, interessadas no potencial economico existente junto a este mercado. Ao considerar a evolução deste conceito, estar-se-ia diante de uma proposta que permite às empresas não apenas alcançar a lucratividade, mas também contribuir para a sociedade, o que poderia levar a uma possível ligação com a inovação social. Apesar do grande conteúdo acadêmico gerado pelos dois temas, e da possível similaridade entre as abordagens, esta junção ainda é um tema com poucos estudos e referências publicadas. Com o intuito de ajudar a suprir esta necessidade, este estudo pretende compreender a possibilidade da atuação das multinacionais no mercado na base da pirâmide com a real criação de valor social.
A presente investigação foi desenvolvida com base em uma metodologia de estudo de caso único, com uma multinacional produtora de bens de consumo que possui operações e centro de desenvolvimento em um dos países mais pobres do mundo. O caso apresentado se mostra uma iniciativa ?win-win? e demostra a possibilidade de alcançar mercado e aumento de receita, um dos fatores existenciais de uma multinacional, juntamente com o ?empowerment? da sociedade, visto na geração de empregos, na criação de meios de subsistência, na melhoria do padrão de vida da sociedade e no aumento de confiança das mulheres menos privilegiadas.
(Português)

Since its inception, innovate for the base of the pyramid has gained notoriety among researchers and multinationals, interested in the economic potential of this market. Considering the evolution of this concept, it would be faced with a proposal that allows companies not only to achieve profitability but also to contribute to society, which could lead to a possible link with social innovation. Despite the large academic content generated by the two themes, and the possible similarity between the approaches, this junction is still a topic with few published studies and references. In order to help meet this need, this study aims to understand the possibility of multinationals acting in the market at the bottom of the pyramid with the real social value creation.
This research was developed based on a unique case study methodology, with a consumer goods producer multinational that has operations and development center in one of the world's poorest countries. The case presented here is a ?win-win? initiative and demonstrates the possibility of reaching market and revenue increase, one of the existential factors of a multinational, together with the empowerment of the society, seen in the creation of jobs, in the creation of livelihoods, improving the standard of living of society and increasing the confidence of less privileged women.
(Inglês)

Palavras-chave

base da pirâmide, empresas multinacionais, inovação social, empoderamento (Português)

base of the pyramid, multinational company, social innovation, empowerment (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM_RenataCampos_L50128.pdf (1,3MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 25-11-2019 11:45
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