Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: DIANA RIBEIRO FERREIRA (49621)
Mestrado: Ciências Empresariais
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: A relação dos consumidores com os folhetos dos retalhistas
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 30/01/2020 às 07:54 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Os folhetos são uma ferramenta importante para os retalhistas e grossistas publicitarem as suas promoções devido ao seu carácter demonstrativo dos produtos e marcas. Os folhetos são por isso considerados como uma ferramenta importante na construção da visibilidade e posicionamento da marca, ocupando por isso uma grande fatia do orçamento de marketing das empresas, nos Estados Unidos da América em 2012 os folhetos ocupavam em média 65% do budget. Contudo, apesar da sua importância, o estudo da relação dos consumidores com os folhetos é relativamente limitada.
Neste contexto, com o presente trabalho pretendeu-se investigar as relações dos consumidores com os folhetos, tendo em conta variáveis tais como o preço, a promoção, o meio ambiente, a lealdade e o Comércio Justo. A metodologia utilizada foi a quantitativa, recorrendo-se a um questionário online administrado a uma amostra não probabilística por conveniência, tendo-se obtido 267 respostas válidas.
Com base na análise dos resultados obtidos, verificou-se que grande parte dos inquiridos que consulta folhetos não os guarda durante o período promocional do mesmo, sendo as características mais valorizados as promoções e os preços. Muitas das vezes os folhetos são utilizados para que o consumidor decida onde irá fazer as compras. O tempo despendido a procurar as ofertas é visto como tempo bem gasto e alguns inquiridos indicaram efetuar compras em várias lojas, de modo a aproveitarem os preços mais baixos após a consulta dos folhetos. Verificou-se igualmente que as preocupações ambientais contribuem pouco para a consulta ou não consulta dos folhetos.
(Português)

Store Flyers are an important tool for retailers and wholesalers to advertise their promotions due to the demonstrative nature of the products and brands. Therefore, store flyers are considered an important tool in building brand visibility and positioning. Store flyers occupied a large share of the companies' marketing budget, in the United States of America in 2012, with an average of 65% of the budget. However, despite its importance, the study of the relationship between consumers and store flyers is relatively limited.
In this context, the aim of this study is to investigate consumer relations with store flyers, taking into account variables such as price, promotion, the environment, loyalty and fair trade. The methodology used was quantitative, using an online questionnaire administered to a non-probabilistic convenience sample, having obtained 267 valid responses.
Based on the analysis of the results obtained, it was found that a large part of the respondents who consult store flyers do not keep them during the promotional period and the most valued characteristics are the promotions and prices. Often times, store flyers are used for the consumer to decide where to shop. The time spent looking for offers is seen as time well spent and some respondents indicated shopping in several stores, in order to take advantage of the lower prices after consulting the brochures. It was also found that environmental concerns contribute little to the consultation or non-consultation of the store flyers.
(Inglês)

Palavras-chave

Folhetos, Promoções, Preço, Comportamento do Consumidor, Publicidade não Endereçada (Português)

Store Flyers, Promotions, Price, Consumer Behavior, Unaddressed Advertising (Inglês)

Resumo Alargado

Resumo.pdf (228KB)

Trabalho Final de Mestrado

Trabalho final de mestrado - Diana Ferreira V03.02.pdf (1,7MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 12-02-2020 10:00
Voltar