Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: GABRIEL ALMEIDA KILSON (49257)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Oportunidades de Carreiras na Indústria Hoteleira: A Visão dos Alunos de Licenciatura em Hotelaria
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 28/11/2019 às 20:57 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Atrair e reter colaboradores pode ser uma missão desafiadora na indústria hoteleira, especialmente quando se trata de colaboradores altamente qualificados, pois estes sabem que são cobiçados por diversas indústrias. Assim, o objetivo deste estudo foi desvendar como os estudantes de licenciatura em hotelaria avaliavam a capacidade da indústria hoteleira em oferecer oportunidades atrativas de carreira. Seguindo uma abordagem qualitativa, realizaram-se entrevistas semiestruturadas a 13 alunos de uma instituição de ensino superior de São Paulo (Brasil), detentora de um reputado curso de hotelaria.
Através de uma análise temática, identificaram-se 2 temas principais: ?Licenciatura? Um diferencial, não essencial? e ?Uma indústria potencialmente atrativa?. O primeiro relaciona-se com a visão que os alunos têm sobre a necessidade de possuir uma formação específica para trabalhar em hotéis. Já o segundo aborda o conjunto de benefícios simbólicos que a indústria hoteleira pode oferecer.
A partir deste estudo foi possível concluir que a licenciatura permitiu-lhes desenvolver uma visão mais realista do trabalho realizado nos hotéis, e ampliar os seus horizontes profissionais dentro e fora desta indústria. Ademais, a indústria hoteleira, apesar de apresentar uma oferta de benefícios funcionais avaliada como insuficiente, os alunos, principalmente devido aos benefícios simbólicos, ainda tendem a considerar esta indústria como uma opção de carreira atrativa. Também, evidenciou-se que os alunos consideram que a licenciatura em hotelaria permite-lhes desenvolver carreiras profissionais noutras empresas para além dos hotéis. Por fim, foram sugeridas estratégias de melhoramento relacionadas às práticas de employer branding dos hotéis, além de contributos teóricos e indicações para futuros estudos.
(Português)

Attracting and retaining employees might be a challenging mission in the hotel industry, especially when it concerns highly skilled employees as they know they are demanded by many industries. Thus, the aim of this study is to uncover how the hotel management undergraduate students evaluate the hotel industry?s capacity to offer attractive career opportunities. Following a qualitative approach, semi-structured interviews were taken with 13 students from a college in São Paulo (Brazil), which holds a reputable hotel management course.
Through a thematic analysis, 2 main themes were identified: ?Bachelor´s Degree? A differential, not essential? and ?A potentially attractive industry?. The first one relates to the students? view about the need of having a specific graduation to work in hotels. The second theme addresses the set of symbolic benefits the hotel industry may offer.
From this study it was possible to conclude that the course enabled students to develop a more realistic view about the work in hotels and broaden their professional horizons in and out of this industry. Furthermore, although the hotel industry presents an insufficient proposal of functional benefits, mainly due to symbolic benefits offered, the students still consider this industry as an attractive career option. Also, the students realized that a degree in hotel management allows them to develop professional careers in companies beyond hotels.  Finally, improvement strategies related to hotels? employer branding practices, as well as theoretical contributions and future studies? indications were suggested.
(Inglês)

Palavras-chave

Employer Branding; Indústria Hoteleira; Alunos de Licenciatura. (Português)

Employer Branding; Hotel Industry; Undergraduate Students. (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

Oportunidades de Carreiras na Ind?stria Hoteleira A Vis?o de Alunos de Licenciatura em Hotelaria.pdf (750KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 04-12-2019 14:45
Voltar