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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: MARIANA RIBAS DE CALHEIROS DA GAMA (41896)
Mestrado: Gestão e Estratégia Industrial
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Ética nas empresas: cultura de integridade e estratégias de compliance
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 05/11/2019 às 21:31 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A complexidade do tema ética empresarial, na abordagem organizacional, tem acompanhado os debates atuais. Consequentemente, é cada vez mais importante que a liderança esteja refletida na implementação de estratégias de integridade e que as mesmas conduzam a um impacto positivo na formação do clima ético de uma empresa. A presente investigação tem como objetivo compreender e analisar a cultura organizacional, por forma a entender quais as características subjacentes à estratégia empresarial adotadas que garantem a gestão ética interna e externamente, bem como a motivação estratégica que alimenta o binómio ético.
Para isso, foi efetuada uma revisão de literatura referente à problemática da investigação, passando pelas definições de: ética, ética empresarial e fatores de influência como: clima, cultura e liderança ética, normativos, códigos e conduta ética e compliance. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com a realização de um estudo de caso referente a uma empresa que se apresenta como líder no tema, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas e a respetiva análise das respostas.
Os resultados apurados indicam que a gestão aufere mais valias se tiver por base fatores éticos, e é mais facilmente alcançável através de uma atuação de integridade, paralelamente à utilização de diversos mecanismos, que auxiliam à tomada das melhores práticas de gestão.

(Português)

The complexity of the business ethics theme in the organizational approach has accompanied the current debates. Consequently, it is increasingly important that leadership is reflected in the implementation of integrity strategies and that they lead to a positive impact on the formation of a company's ethical climate. This research aims to understand and analyze the organizational culture in order to understand which are the characteristics underlying the adopted business strategy that guarantee the ethical management internally and externally, as well as the strategic motivation, which feeds the ethical binomial.
For this, a literature review was carried out, referring to the research problem, going through the definitions of: ethics, business ethics and influencing factors such as climate, culture and ethical leadership, norms, codes and ethical conduct and compliance. The methodology used was qualitative, with a case study of a company that presents itself as leader in the theme, with the application of semi-structured interviews and the respective analysis of the answers.
The results indicate that the management gains value based on ethical factors, and is more easily achieved through integrity, in parallel with the use of various mechanisms, which help to take the best management practices.
(Inglês)

Palavras-chave

Ética Empresarial, Cultura Ética, Liderança Ética, Normativos, Conduta Ética e Compliance. (Português)

Business Ethics, Ethical Culture, Ethical Leadership, Normative, Ethical Conduct, Compliance (Inglês)

Resumo Alargado

Resumo&PalavrasChave.pdf (30KB)

Trabalho Final de Mestrado

Tese_Final_MarianaCalheirosdaGama_41896.pdf (861KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 28-02-2020 15:00
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