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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: FILIPE MIGUEL SILVANO DOS SANTOS LOURENÇO (43541)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Political Marketing in Presidential and Legislative Elections
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 21/11/2019 às 20:23 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Marketing político é uma disciplina que tem vindo a ganhar cada vez mais atenção no mundo académico e uma das suas áreas de pesquisa é o facto de marketing político necessitar de diferentes práticas conforme a cultura do país em que está a ser aplicado, no entanto ainda não foram estudadas diferentes práticas que têm de ser aplicadas dentro da mesma cultura, mas para diferentes tipos de eleições.
Este estudo irá analisar as diferenças que campanhas para eleições presidenciais e legislativas têm de ter em atenção em Portugal, estudando o caso da campanha presidencial de 2016 de sua excelência Marcelo Rebelo de Sousa, e da campanha legislativa de 2015 sua excelência António Costa e do PS. As maiores diferenças encontradas foram ao nível de características pessoais, em que no caso do presidente MRS se dá maior importância à sua personalidade, enquanto que no caso do primeiro ministro se deu mais importância às suas capacidades; o partido político teve maior relevância nas eleições legislativas, enquanto que o histórico pessoal e a fama tiveram mais relevância nas presidenciais; os eleitores deram maior importância ao programa eleitoral do primeiro ministro achando que a sua função principal é de legislar, enquanto que a função do presidente é mais de representar o país e estar próximo do povo; e ainda houve diferenças a nível do tipo de campanha efetuada.
(Português)

Political marketing is a subject which has been gaining growing attention in the academic world, and one of its areas of research is the fact that political marketing needs to apply different practices dependent on the culture in which it is being applied, however there haven?t been any studies regarding different practices which have to be applied within the same culture, but regarding different kinds of elections.
This study will analyze differences that campaigns for presidential and legislative elections need to take into consideration when being prepared, studying the case of his excellence, president Marcelo Rebelo de Sousa?s 2016 presidential campaign, and his excellence prime minister António Costa and PS?s 2015 legislative campaign. The biggest differences found were in the personal characteristics of the candidates, with people paying more attention to the personality of the president and the capacities of the prime minister; the political party has a higher level of importance when it is legislative elections while the historic and reputation were more relevant in presidential elections; the electorate gave more importance to the electoral program of the prime minister, believing that his main function is to legislate, while the main functions for the president were to represent the country and to be closer to the people; and there were also differences regarding the type of campaign each candidate followed.
(Inglês)

Palavras-chave

Marketing político, Campanha presidencial, Campanha legislativa, Marketing (Português)

Political Marketing, Presidential Campaign, Legislative Campaign, Marketing (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

Political Marketing in Presidential and Legislative Elections.pdf (630KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 05-12-2019 15:15
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