Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: BEATRIZ DE CASTRO SILVA MIRANDA PEDRO (43478)
Mestrado: Gestão e Estratégia Industrial
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Impacto das Competências de Marketing no Sucesso (Insucesso) das Startups
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 25/11/2019 às 17:56 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Apesar da crescente tendência para o aparecimento de startups nos mercados, a taxa de sucesso das mesmas permanece reduzida. Assim sendo, torna-se necessário perceber o motivo pelo qual esta tendência está, muitas vezes, condenada ao insucesso.
Posto isto, o marketing foi identificado como um dos principais motivos pelos quais as startups não sobrevivem. Assim sendo, o propósito deste estudo é analisar o impacto das competências de marketing nas startups uma vez que, ao identificar os aspetos que levam ao seu sucesso, é possível concluir como é que a má exploração das competências de marketing podem conduzir a startup a falhar. Como tal foi conduzido um estudo qualitativo, com recurso a entrevistas semiestruturadas, a 10 startups portuguesas de modo a conseguir alinhar as proposições desenvolvidas com a revisão de literatura efetuada.
Os resultados obtidos permitiram confirmar que a exploração correta das competências de marketing, tanto estratégicas como operacionais, é um dos motivos que leva à continuidade das startups, o que significa, ao mesmo tempo, que um dos principais motivos pelos quais estas podem falhar é a utilização inadequada das mesmas.
As competências de marketing estão associadas à continuidade de uma startup, e embora não sejam as únicas, têm um peso determinante. Torna-se, por isso, essencial que as startups desenvolvam estas competências para que se mantenham vivas.
(Português)

Despite the growing trend towards the emergence of startups in the markets, their success rate remains quite low. Therefore, it?s necessary to understand the reasons why the startups are often condemned to failure.
Marketing has been identified as one of the main reasons why startups do not survive. Consequently, the purpose of this study is to analyze the impact of marketing competences on the success of startups since, by identifying the aspects that lead to their success, it?s possible to conclude how the poor exploration of marketing competences can lead to your failure. As such, a qualitative study was conducted, using semi-structured interviews, to 10 Portuguese startups in order to align the propositions developed by the literature.
The results obtained allowed us to confirm that the correct exploration of marketing competences, both strategic and operational, are one of the reasons that leads to the continuity of startups. This means, at the same time, that one of the main reasons why these failures happen are the inadequate use of these competences.
Marketing competences are associated with the continuity of a startup, and even though they are not the only ones, they have a ?decisive weight?. It is therefore essential that startups develop these competences in order to promote their sustainability.
(Inglês)

Palavras-chave

Startup, fatores de sucesso/insucesso, competências de marketing, marketing estratégico, marketing operacional (Português)

Startup, success/failure factors, marketing skills, strategic marketing, operational marketing (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM_BeatrizdeCastroPedro.pdf (641KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 07-01-2020 15:00
Voltar