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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: ILEANA BIANCA HRITIU (43372)
Mestrado: Gestão de Sistemas de Informação
Tipo: Projecto
Título do Trabalho Final de Mestrado: Formação de ERP utilizando Gamificação
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 28/11/2019 às 21:03 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O investimento das empresas na formação dos seus trabalhadores tem sido cada vez maior com o objetivo de aumentar a vantagem competitiva no mercado. A necessidade de o capital humano estar atualizado e informado leva a que exista uma maior partilhar do conhecimento entre os colaboradores da empresa de forma a aumentar a sua produtividade no trabalho e prestar melhores serviços aos clientes. Neste sentido, as organizações que prestam serviços de formação deparam-se com a dificuldade de motivar e cativar os formandos nas formações em formato presencial bem como em e-learning.
Com o presente projeto pretende-se encontrar uma solução para o problema identificado que passa pela utilização de gamificação como meio de envolver e incentivar os formandos a concluir as formações e alcançar melhores resultados. De forma a atingir este objetivo, são apresentadas as características de um sistema gamificado e uma framework para a implementação. Neste contexto, foi desenvolvido um protótipo gamificado e testada a sua aplicabilidade à formação certificada em e-learning. Os resultados obtidos evidenciam que a utilização de componentes de gamificação nas formações influencia positivamente a motivação e o envolvimento dos formandos.
(Português)

Nowadays, companies continuously increase the amount of money they spend on employee development, with the purpose of boosting their competitive advantage in the market. Workforce is being demanded to obtain industry relevant know-how as well as awareness to be able to adapt to changing legal requirements, which require companies to transfer vital knowledge to their employees in order to expand on the job productivity and offer higher quality services. Therefore, organizations that provide employee development services come across with difficulty in motivating and winning employees both in person and in e-learning environments.
The goal of this project is to identify the solution to above raised issue, which results in using gamification as a mean of involving and incentivizing employees to finish the development program and achieve best results. In order to attain this objective, characteristics of a gamification system as well as implementation framework are presented. Furthermore, a prototype was developed and the suitability was tested in certified e-learning setting. The results highlight the positive influence of various gamification components on student involvement and motivation.
(Inglês)

Palavras-chave

Gamificação, formação, e-learning (Português)

Gamification, education, e-learning (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM_FORMACAO_ERP_UTILIZANDO_GAMIFICACAO.pdf (1,6MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 17-12-2019 15:00
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