Trabalho Final de Mestrado
Ano Lectivo: | 2018/2019 |
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Aluno: | SUSANA CATARINA ALVES DUARTE (49387) |
Mestrado: | Gestão e Estratégia Industrial |
Tipo: | Dissertação |
Título do Trabalho Final de Mestrado: | TENDÊNCIAS FUTURAS DO SETOR BANCÁRIO O AJUSTAMENTO DA BANCA TRADICIONAL ÀS NOVAS TECNOLOGIAS E A BANCA NATIVA DIGITAL |
Sub Título: | |
Comentário: | - |
Instituição: | - |
Homologação: | Dia 22/11/2019 às 17:06 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO |
Resumo
Encontramo-nos em plena quarta revolução industrial e praticamente todas as indústrias estão a adaptar-se a novas realidades e a novas formas de estar no mercado, cada vez mais influenciadas pelas chamadas startup tecnológicas.
O setor financeiro não é exceção. Este setor necessita de recuperar a confiança dos consumidores e estar preparado para uma concorrência cada vez maior de plataformas de crédito digitais ? Revolut, N26, entre outras plataformas de trading e de investimento, que impuseram uma disrupção na indústria financeira. Salientando, que em grande parte dos casos, os novos concorrentes das instituições financeiras portuguesas têm origem no exterior ? tanto de países da União Europeia, como do resto do Mundo.
Adicionalmente, os avanços tecnológicos, juntamente com casos de má gestão de instituições financeiras, levam a que os clientes bancários estejam cada vez mais preocupados com a aplicação das suas poupanças e procurem mais informação sobre o mercado e produtos disponíveis. Sendo também consequência do mais fácil acesso à informação, existindo uma maior comparação de serviços.
Ao longo deste projeto será analisada a evolução do setor bancário português, incidindo na evolução do marketing no setor, no crescimento tecnológico e nas preocupações dos reguladores em potenciar a concorrência e inovação, bem como a equilibrar a confiança, segurança e riscos sistémicos.
Por fim, serão analisadas as respostas de 266 inquiridos para sabermos se os portugueses estão ou não preparados para essa digitalização e redução da presença física no setor bancário.
(Português)
We are in the midst of the fourth industrial revolution and virtually, every industry is adapting to new realities and new ways of being in the market, increasingly influenced by so-called technology startups.
The financial sector is no exception. This sector needs to regain consumer confidence and be prepared for increasing competition from digital credit platforms - Revolut, N26, among other trading and investment platforms that have disrupted the financial industry. Noting that, in most cases, the new competitors of Portuguese financial institutions originate from abroad - both from European Union countries and from the rest of the world.
In addition, technological advances, coupled with cases of mismanagement of financial institutions, make bank customers increasingly concerned about applying their savings and seeking more information about the market and available products. As a result of easier access to information, there is a greater comparison of services.
This project will analyze the evolution of the banking sector, focusing on Portugal, the evolution of marketing in the sector and the impact and concerns of regulators on enhancing competition and innovation, as well as balancing trust, security and systemic risks.
Finally, the answers of 266 respondents will be analysed, as to whether or not the Portuguese are prepared for this digitization and reduction of physical presence in the banking sector.
(Inglês)
Palavras-chave
Banca Tradicional, Banca Nativa Digital, Costumer Service, Marketing Digital, Fidelização, Fintech (Português)
Traditional banking, Native Digital Banking, Costumer Service, Digital marketing Loyalty, Fintech (Inglês)
Resumo Alargado
O Resumo Alargado ainda não foi submetido.
Data da Prova Pública
Data da Prova Pública: | 19-12-2019 13:00 |
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