Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: ANDRÉ CARDOSO FERRO (43968)
Mestrado: Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: A Relação entre Gestão de Resultados e Responsabilidade Social Empresarial
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 24/01/2020 às 07:34 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Este estudo analisa a relação entre a Gestão de Resultados e a Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Para tal, foi recolhida uma amostra final constituída por 568 empresas cotadas da União Europeia e EFTA, entre o ano de 2010 e o ano de 2018. Foi utilizado o modelo de Jones (1991) complementado por Kothari et al. (2005), para calcular os accruals discricionários. A RSE foi calculada através do score combinado de ESG (Environmental, Social and Governance), da base de dados ASSET4. Os resultados sugerem que a relação entre a gestão de resultados com base em accruals discricionários e a responsabilidade social empresarial é negativa. Os resultados são robustos para medidas alternativas de RSE, para diferentes níveis de gestão de resultados assumidos pelas empresas (aumentar ou diminuir resultados), bem como para níveis moderados de investimentos em RSE. No entanto, em anos de crise e em períodos de performance financeira negativa, a relação inverte-se, ou seja, durante períodos de dificuldade económica, a relação entre RSE e gestão de resultados é positiva. Assim, o estudo sugere que, durante bons períodos financeiros as práticas sustentáveis fazem parte do comportamento ético dos gestores. No entanto, em condições económicas desfavoráveis, a gestão serve-se, de forma oportunista, do estatuto de empresa sustentável para gerir resultados. (Português)

This study analyses the relationship between Earnings Management and Corporate Social Responsibility (CSR). To this end, a final sample of 568 listed companies from the European Union and EFTA was collected between 2010 and 2018. The Jones (1991) model complemented by Kothari et al. (2005) was used to calculate discretionary accruals. CSR was calculated using the combined ESG (Environmental, Social and Governance) score from the ASSET4 database. The results suggest that the relationship between earnings management based on discretionary accruals and corporate social responsibility is negative. The results are robust for alternative CSR measures, for different levels of earnings management assumed by companies (increase or decrease results), as well as for moderate levels of CSR investments. However, during periods of crisis or during periods of negative financial performance, the relationship is reversed, i.e., during periods of economic difficulty, the relationship between CSR and earnings management is positive. Thus, the study suggests that, during good financial periods, sustainable practices are part of the ethical behaviour of managers. However, in unfavourable economic conditions, management makes opportunistic use of a sustainable company?s status to manage earnings. (Inglês)

Palavras-chave

Gestão de Resultados, Responsabilidade Social Empresarial, accruals discricionários, ESG score. (Português)

Earnings Management, Corporate Social Responsibility, discretionary accruals, ESG score. (Inglês)

Resumo Alargado

TFM_Andre Ferro_Resumo Alargado.pdf (311KB)

Trabalho Final de Mestrado

TFM_Andre Ferro_Final.pdf (1,2MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 27-02-2020 09:00
Voltar