Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: BÁRBARA FRANCISCA COLAÇO DE LEMOS (50057)
Mestrado: Gestão e Estratégia Industrial
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Natureza e valor de relacionamentos de negócio em start-ups: dois casos de estudo
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 21/10/2019 às 09:42 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Um negócio existe num contexto e a emergência de um novo negócio é um processo de inserção nesse contexto pré-existente. Se o contexto for encarado como uma rede, o processo de inserção trata-se de um processo contínuo e não apenas de um ato isolado. Esse processo de inserção na rede envolve a construção de uma identidade, relevante para a sua atratividade como parceiros de negócios, em simultâneo com o processo de estabelecimento de relacionamentos com os diferentes atores da rede, nomeadamente com os fornecedores e clientes. Através do estudo de duas start-ups, analisa-se a sua emergência e evolução da carteira de relacionamentos, tendo em consideração a natureza e as funções dos relacionamentos que são estabelecidos com os diversos atores na rede. Esses relacionamentos são mapeados e analisados considerando essas duas dimensões. Conclui-se que a evolução da carteira de relacionamentos de ambas as start-ups ao longo do tempo revela uma combinação entre relacionamento de natureza diferente e diferentes combinações de funções diretas e indiretas. (Português)

A business exists in a specific context and the emergence of a new business involves a process of insertion into a pre-existing context. If the context is seen as a network, the process of insertion into the network involves continuous (inter)actions and not just an isolated act. Industrial networks result from complex interactions, adaptations, and investments between companies and companies over time (Hakansson and Ford, 2002). The process of insertion in the network involves the construction of an identity simultaneously with the process of establishing relationships with the different actors of the network, namely suppliers and customers.
The aim of the present study ,that involves two start-ups more specifically, EIDT and EGG Electronics, is to analyze the process of emerging businesses and the evolution of the business portfolio, taking into account the nature and the functions of relationships that are monitored with various actors in the network.
In conclusion, the portfolio of both start-ups under study suffered some changes during the time horizon covered by the present study. The first couple relationships revealed in various ways over time, some expressing a higher relevance and others a lower relevance.
The establishment of a combination of direct and indirect functions, guaranteed by one or several relationships, stands out.
(Inglês)

Palavras-chave

Redes Industriais, Formação e evolução de Novos Negócios, Natureza e Valor dos relacionamentos de negócio. (Português)

Industrial Networks, Formation and evolution of New Business, Nature and Value of Business. (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

B?rbara Lemos Disserta??o.pdf (833KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 31-10-2019 14:30
Voltar