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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: VÂNIA SOFIA DIAS MARQUES (48318)
Mestrado: Gestão e Estratégia Industrial
Tipo: Projecto
Título do Trabalho Final de Mestrado: Estereótipos e Definições de Género em Oposição a Hofstede
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 09/01/2020 às 19:39 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

É importante que haja uma atenção detalhada na análise cultural de um país ou região onde se pretende investir, mas esta é difícil de definir e medir. Dois dos modelos mais usados, são o projeto GLOBE de Javidian e House e as dimensões de Hofstede. Apesar do seu método ser criticado por vários autores, devido a problemas de enviesamento amostral e errada aplicação de conceitos, Hofstede é o nome principal na análise de mercados estrangeiros. De entre as seis dimensões, destaco a dimensão masculinidade versus feminilidade, vítima de várias críticas a nível conceptual. Desta dimensão surgiram três questões centrais de investigação: será que a sociedade atual corresponde às definições impostas por Hofstede na sua dimensão masculinidade versus feminilidade; será que existe uma correlação entre os vários pressupostos de género, para que estes sejam agrupados no mesmo conceito; por último, qual é a opinião atual dos participantes deste estudo sobre a associação de características psicológicas ao sexo biológico.
Para responder a estas questões foi efetuada a aplicação e análise de questionários. Estes eram compostos por três partes: (parte 1) replicaram-se quatro perguntas do Values Survey Module; (parte 2) algumas perguntas de autocaracterizarão; e, por fim, sete perguntas de opinião sobre papeis de género (parte 3).
Os resultados apresentados indicam uma globalização da sociedade num sentido mais igualitário, e que o sexo parece ser um fator mínimo face à caraterização psicológica de um indivíduo. Deste modo, este trabalho mostrou uma maior homogeneidade em comparação com os estudos anteriores que definiram estas dimensões.
(Português)

It is important that detailed attention is given when analyzing the culture of a country or region, where we are about to invest in, but this can be difficult to define and measure. Two of the most widely used are Javidian and House's GLOBE project and Hofstede's dimensions. Despite having his method criticized by several authors due to problems of sample bias and misapplication of concepts, Hofstede is the main name in foreign market analysis. Among the six dimensions stands out masculinity versus femininity, victim of various criticisms in terms of concepts. From this dimension, three main research questions arose: does the current society correspond to the definitions imposed by Hofstede in its dimension masculinity versus femininity; is there a correlation between the various gender related assumptions, in order to grouped them in the same concept; and last but not least, what is the participants' current opinion on the association of psychological characteristics with biological sex.
Behind these research questions was the application and analysis of questionnaires. These consisted on three parts: (first part) four questions were answered from the Values Survey Module; (second part) followed by self-characterizing questions; and finally, with seven opinion questions about gender roles (third part). The results presented show a globalization of society in a more egalitarian way, and how an individual's gender seems a minimal factor when regarding their psychological characteristics. Hence, this project showed higher homogeneity compared to the previous studies that defined these dimensions.
(Inglês)

Palavras-chave

Estudos de género, Hofstede, Masculinidade vs Feminilidade, Comportamento Organizacional, Estratégia Internacional, Negócios Internacionais (Português)

Gender Studies, Hofstede, Masculinity vs Femininity, Organizational Behavior, International Strategy, International Business (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM_VANIA_MARQUES_FEV2020.pdf (562KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 22-01-2020 15:00
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