Trabalho Final de Mestrado
Ano Lectivo: | 2018/2019 |
---|---|
Aluno: | JÉSSICA ARAÚJO RIBEIRO (45173) |
Mestrado: | Gestão e Estratégia Industrial |
Tipo: | Dissertação |
Título do Trabalho Final de Mestrado: | Inovar a tradição: Estudo de casos |
Sub Título: | |
Comentário: | - |
Instituição: | - |
Homologação: | Dia 05/11/2019 às 21:09 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO |
Resumo
Esta dissertação visa entender um paradoxo muito recente na nossa economia, nomeadamente a tensão existente entre tradição e inovação. Com base num vasto conjunto de referências bibliográficas serão estudadas temáticas como: modelos de negócio, produtos tradicionais, inovação e a sua tipologia e ainda a inovação da inovação da tradição como gestão do paradoxo. Ao longo do estudo serão aprofundados diversos conceitos relacionados com produtos tradicionais, com os vários tipos de inovação e com as suas subcategorias, assim como a forma como estes produtos podem e têm sido inovados ao longo da sua vida. Estes representam produtos com história, passados de geração em geração, que muitas vezes necessitam da inovação para sobreviveram no mercado e provocam reações nos consumidores. Inovar a tradição é considerado um paradoxo, uma contradição entre dois conceitos presentes na nossa economia e com possíveis formas de resposta. De forma a explorar mais aprofundadamente a relação entre tradição e inovação, serão abordados dois casos de estudo contrastantes, com modelos de negócio distintos, nomeadamente A Vida Portuguesa e O Valor do Tempo, a fim de perceber como cada um deles responde ao paradoxo descrito. Estas empresas geram vantagens competitivas e criam valor através da inovação da tradição, tendo desenvolvido estratégias idiossincráticas para abordar o paradoxo. (Português)
This dissertation provides a complete understanding regarding a very recent paradox in the Portuguese economy, namely the tension between tradition and innovation. Based on a wide range of bibliographic references, thematic areas such as business models, traditional products, innovation and their typology will be studied, as well as the innovation of tradition as paradox management. Throughout the study, it will be deepened several concepts related to traditional products, the various types of innovation and their subcategories, as well as how these products can and have been innovated throughout their life. These are products with a history passed down from generation to generation, that often need innovation to survive in the market and provoke reactions in consumers. Innovating tradition is considered a paradox, a contradiction between two concepts present in the Portuguese economy and with various forms of response. With the intent to further develop this paradox, two contrasting case studies from different business models were analyzed: A Vida Portuguesa and O Valor do Tempo. They will be addressed in order to understand how each one of them responds to the paradox described. These companies have generated competitive advantage and value creation through tradition innovation and have developed idiosyncratic strategies for addressing the paradox. (Inglês)
Palavras-chave
Inovação; Tradição; Paradoxo; Modelo de Negócio; A Vida Portuguesa; O Valor do Tempo (Português)
Innovation; Tradition; Paradox; Business Model; A Vida Portuguesa; O Valor do Tempo (Inglês)
Resumo Alargado
O Resumo Alargado ainda não foi submetido.
Trabalho Final de Mestrado
Inovar a tradi??o_Estudo de Casos_J?ssica Ribeiro.pdf (643KB)Data da Prova Pública
Data da Prova Pública: | 02-12-2019 16:00 |
---|