Trabalho Final de Mestrado
Ano Lectivo: | 2018/2019 |
---|---|
Aluno: | VERÓNICA SOFIA SANTOS PEDRO (49601) |
Mestrado: | Ciências Empresariais |
Tipo: | Projeto |
Título do Trabalho Final de Mestrado: | Plano de Internacionalização da Cartobaça: Marrocos |
Sub Título: | |
Comentário: | - |
Instituição: | - |
Homologação: | Dia 26/11/2019 às 21:01 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO |
Resumo
O objetivo do presente trabalho final de mestrado é, reunindo informações plausíveis, acerca de Marrocos, fornecer ferramentas e capacitar a gerência da Cartobaça para a decisão de este ser ou não um país de destino de interesse para a internacionalização da empresa e sobre a melhor forma de entrada para o fazer.
Com a redação desta tese, será também possível que outros investidores interessados possam obter informação acerca do país, para que lhes seja possível delinearem a melhor forma de entrada de acordo com o tipo de negócio.
Numa primeira fase deste trabalho, recorrendo a vários índices internacionais económicos e comerciais, bem como a informação acerca do funcionamento legislativo do país, é feita a caracterização de Marrocos. Numa segunda fase, é realizada a caracterização do negócio, onde é feita a descrição da empresa e da sua área de negócio e uma análise ao setor no país de origem. Na fase final do trabalho são redigidas as conclusões interpretadas com base nas duas primeiras fases do trabalho.
Conclusivamente, no caso estudado da Cartobaça, a decisão acertada será iniciar a sua internacionalização, mas a forma inicial de entrada deve ser cautelosa, sendo a exportação a melhor opção, de acordo com o modelo de Uppsala.
(Português)
The objective of this final master's thesis is, by gathering plausible information, about Morocco, to provide tools and to enable Cartobaça management to decide whether or not it is a destination country of interest for the company's internationalization and on the best way input to do so.
With the writing of this thesis, it will also be possible for other interested investors to obtain information about the country, so that it is possible for them to outline the best form of entry according to the type of business.
In the first phase of this work, using various international economic and commercial indices, as well as information about the country's legislative functioning, Morocco is characterized. In a second phase, the characterization of the business is carried out, where the company and its business area are described and an analysis of the sector in the country of origin. In the final phase of the work, the conclusions interpreted based on the first two phases of the work are written.
Conclusively, in the studied case of Cartobaça, the correct decision will be to start its internationalization, but the initial form of entry must be cautious, with export being the best option, according to the Uppsala model.
(Inglês)
Palavras-chave
internacionalização, mercado, exportação, Marrocos (Português)
internationalization, market, export, morocco (Inglês)
Resumo Alargado
Resumo.pdf (50KB)Data da Prova Pública
Data da Prova Pública: | 26-02-2020 12:45 |
---|