Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: DIOGO JORGE ALVES FERREIRA (47722)
Mestrado: Ciências Empresariais
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Porto sem papel e desempenho portuário: JUP e JUL
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 09/11/2019 às 08:11 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O presente trabalho tem como propósito estudar a avaliação e as implicações da desmaterialização documental no desempenho portuário, objetivando-se: (i) Analisar os procedimentos da JUP e os seus efeitos na qualidade do serviço portuário; (ii) Analisar os procedimentos da JUL e seus efeitos na qualidade do serviço portuário; (iii) Analisar o efeito conjunto da JUP e JUL no desempenho portuário. Optou-se por um tipo de investigação com as características dos estudos quantitativos e não experimentais em corte transversal, descritivos e correlacionais, no qual se procura estudar o modo como as variáveis independentes (características da JUP e características da JUL) se refletem na variável dependente (satisfação dos clientes). O instrumento de recolha de dados foi o inquérito por questionário elaborado ad hoc. A amostra em estudo é do tipo não probabilístico por conveniência ou acidental, constituída por 32 inquiridos, nomeadamente de agências de navegação (43,8%), transitários (28,1%), despachante oficial (12,5%), autoridade portuária (6,3%), operadores ferroviários (6,3%) e operador terminal (3,1%). Na globalidade, os inquiridos têm mais conhecimento da JUP comparativamente à JUL, uma vez que lhe reconheceram mais características. Os clientes mais satisfeitos são os que reconhecem que a JUP permite a informação do transporte ferroviário (p=0,015). Os inquiridos que consideram que a JUL permite a notificação prévia da chegada do camião/comboio manifestam mais satisfação (p=0,33). (Português)

This work aims to study the evaluation and implications of documentary dematerialization on port performance, aiming to: (i) analyze the procedures of the LPW and their effects on the quality of port service; (ii) Analyze LSW procedures and their effects on port service quality; (iii) Analyze the joint effect of LPW and LSW on port performance. We opted for a type of investigation with the characteristics of quantitative and non-experimental cross-sectional, descriptive and correlational studies, which seeks to study how the independent variables (LPW characteristics and LSW characteristics) are reflected in the dependent variable (client?s satisfaction). The data collection instrument was the ad hoc questionnaire survey. The sample under study is non-probabilistic for convenience or accidental type, consisting of 32 respondents, namely shipping agencies (43.8%), freight forwarders (28.1%), official dispatcher (12.5%), port authority (6.3%), rail operators (6.3%) and terminal operator (3.1%). Overall, respondents are more knowledgeable about the LPW compared to the LSW, as they have recognized more features. The most satisfied customers are those who recognize that LPW allows rail transport information (p=0.015). Respondents who consider that LSW allows advance notification of the arrival of the truck /train express more satisfaction (p=0.33). (Inglês)

Palavras-chave

Janela Única Portuária; Janela Única Logística; Desempenho portuário; Satisfação (Português)

Single Port Window; Logistics Single Window; Port performance; Satisfaction (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM - Diogo Alves Ferreira.pdf (1,4MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 15-11-2019 09:00
Voltar